segunda-feira, 20 de abril de 2009

Relembrando: Star Wars: Episode III - Revenge of the Sith

Desde que O Retorno de Jedi passou nos cinemas, no longíquo ano de 1983, eu e todos os fãs da trilogia Star Wars de George Lucas passaram a fazer greve de fome até que o "criador" decidisse partir para a filmagem da trilogia que antecedia a trilogia original. Essa greve durou até mais ou menos o começo de 1996, quando os rumores mais sólidos de que uma nova trilogia seria feita começaram a aparecer.

Três anos depois, em 1999, Lucas, como todos sabemos, lançou The Phantom Menace, mais conhecido como o filme que tem (1) o insuportável do Jar Jar Binks, talvez o pior personagem da história cinematográfica; (2) um moleque péssimo ator que gritava "yiiiippeeee", fazendo as vezes de Anakin Skywalker; e (3) midi-chlorians "explicando" a Força. Isso apenas para listar os problemas maiores. Foi um desapontamento para mim e para uma enorme galera de marmanjos barbados que colecionavam brinquedinhos dos filmes. Basicamente, o filme só tinha uma cena boa: a luta com Darth Maul.

Em 2002, Lucas, persistente em dirigir esses filmes, lançou Attack of the Clones, mais conhecido como o filme que tem (1) vários fragmentos de estórias sem explicação (Mestre Syfo-Dias? O morto Qui-Gon gritando? Um exército de clones baseado em um caçador de recompensas?); (2) um super-poderoso mestre Yoda que parece um camundongo sob a influência de crack e que só apanha de seus inimigos; (3) um Jango Fett que morre em 3 segundos de luta; (4) uma ridícula execução romano-cartunesca, com monstros e (5) cenas de amor idílico entre Anakin e Padmé que fazem trincar os dentes de tão horríveis. Novamente, apenas citei o que achei de mais insuportável.

Já sem esperanças, em 2005, assisti a Revenge of the Sith, o que sabia que seria o fim de meu sofrimento até Lucas decidir fazer outra trilogia. Achei o filme uma porcaria e acabei não o vendo novamente.

Isso mudou há pouco. Minha filha mais velha já havia visto a trilogia original e os episódios I e II. Sempre me cobrava assistir ao III pois ela queria saber como o Anakin se transforma em Darth Vader. 

Assim, coloquei meu DVD player para rodar. E..... vi um filme bem diferente daquele que vi em 2005.

Revenge of the Sith é quase um filme muito bom, apesar da raiva de Anakin inacreditavelmente crescer em pouquíssimo tempo, fazendo-o se transformar de Jedi que quase prende o Chanceler Palpatine em uma cena para, logo na outra, cortar as mãos de Mace Windu e, pior, trucidar criancinhas indefesas... 

No entanto, dá para vislumbrar o que George Lucas queria fazer mas que algum arroubo de exagero dramático o impediu. A segunda trilogia (ou primeira, dependendo de seu ponto de vista) tinha que contar a ascensão e queda de Anakin. Acontece que sua ascensão é muito lenta, alcançando o pico apenas no Episódio III, com uma queda quase que imediata. Se Lucas tivesse conseguido espaçar mais isso, teria feito uma boa trilogia, mesmo que ela contivesse imbecilidades como o Jar Jar Binks.

O terceiro filme está longe de ser uma redenção de Lucas em relação aos dois primeiros. Ele apenas conseguiu, aos meus olhos - e mesmo assim 4 anos após o lançamento - diminuir um pouco a angústia de ter visto alguém dilacerar uma propriedade intelectual impressionante.

Se eu tivesse que dar notas hoje para os seis filmes, ela seriam mais ou menos assim (na ordem de lançamento no cinema):

Episode IV - 9 de 10 
Episode V - 10 de 10 (esse filme é perfeito)
Episode VI - 9 de 10
Episode I - 5,5 de 10 (sim, a luta com Darth Maul o torna marginalmente melhor que o II)
Episode II - 5 de 10
Episode III - 7,5 de 10 (acho que, em 2005, eu teria dado 6 no máximo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."