sábado, 25 de abril de 2009

Crítica de filme: RocknRola (RocknRolla - A Grande Roubada)


Guy Ritchie é um diretor  bacana mas é um mágico de um truque só. Seu filmes são todos parecidos não só na trama mas, também, na sua criação: movimentos de câmera, montagem, música. Tudo parece ser uma coisa só. RocknRolla, seu mais recente filme, parece ser uma continuação de Lock, Stock and Two Smoking Barrels (Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes) e Snatch (Snatch - Porcos e Diamantes).

Isso não é necessariamente ruim, apenas mais do mesmo. Talvez seja a estratégia do "em time que está ganhando, não se mexe". Ou talvez seja preguiça mesmo. De toda forma, como a fórmula de Ritchie é boa, não tenho muito que reclamar.

No filme, encontramos Lenny Cole (Tom Wilkinson, sempre muito bem), um golpista milionário, especializado em alvarás para construção de imóveis. O filme começa com ele enganando One Two (Gerard Butler, de 300) e seu parceiro Mumbles (Idris Elba, de The Wire). Em seguida, parte para um super golpe, dessa vez aplicado num bilionário russo Uri Omovich (Karel Roden) que, por sua vez, é enganado por sua contadora Stella (Tandie Newton de M:I:II) que, por sua vez, é amante de One Two. Nessa meiúca, temos o enteado de Lenny, Johnny Quid (Toby Kebell) que é roqueiro e finge sua morte para ter mais sucesso. É uma zona. Mas uma zona muito divertida.

São mortes violentas para todos os lados, uma perseguição hilária de dois russos indestrutíveis atrás de One Two e Mumbles, diálogos cheios de sub-texto e também muitas mortes violentas. Eu já disse que tem também muitas mortes violentas?

Estou muito curioso para ver agora Sherlock Holmes (com Robert Downey Jr.) pelo mesmo diretor, pois me parece ser uma mudança e tanto de curso para ele.

Vejam o filme e aprendar a estapear as pessoas corretamente!

Nota: 7 de 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."