domingo, 12 de setembro de 2010

Crítica de TV: Star Wars: The Clone Wars - 1ª Temporada

George Lucas, depois de destruir minhas lembranças de infância com os Episódios I, II e III, partiu para a animação. Escolheu, mais uma vez, as Guerras Clônicas como seu alvo e lançou um filme no cinema para atrair atenção para sua série. O filme, porém, como vocês podem ver de minha crítica, é fraquíssimo.

Mesmo assim, claro, a série foi lançada e aquela animação fraca dos personagens continua. É difícil aceitar os personagens humanos. Anakin, Obi-Wan e Padmé ficaram bem ridículos. Já os personagens não humanos e aqueles usando armaduras (como os clones) funcionam até bem direitinho. Depois de uns 5 ou 6 episódios dá para começar a se acostumar com o caminho escolhido pela produção.

Com 22 episódios curtos, a primeira temporada é suficientemente dinâmica para prender a atenção de espectadores mais jovens e menos exigentes. Como série adulta, ela falha em vários momentos mas creio que essa faixa etária não tenha sido o alvo da produção. De toda forma, um dos pontos que mais me incomodou foi o fato de que os episódios são completamente soltos, não necessariamente colocados em ordem cronológica. Assim, o longa metragem que antecede a série consegue ser, por exemplo, a parte dois de um episódio lá pela parte final da temporada. Muito estranho e completamente desnecessário. Custava seguir uma mínima ordem?

Bom, sobre a estória não há muita coisa a falar. Temos Obi-Wan, Padmé, Anakin e sua padawan Ahsoka Tano de um lado, lutando pela República e, do outro, o Conde Dooku e o General Grievous lutando pelos separatistas ajudados secretamente pelo Senador Palpatine. Há a introdução de vários personagens, alguns interessantes, muitos desinteressantes. Muita pancadaria Jedi, muito tiros laser e irritantes momentos de desafio à física como gravidade no espaço e idiotices como o exército droid inimigo comunicar-se verbalmente e não por alguma forma de transmissão de dados.

Ocasionalmente vemos episódios realmente bons, como, por exemplo, Rookies, em que soldados clones recém chegados se deparam com uma enorme enrascada; Trespass, em que Obi-Wan e Anakin têm que lidar diplomaticamente com monstros em um planeta gelado e a trilogia de episódios envolvendo a libertação do planeta Ryloth. No entanto, os episódios realmente bons são infelizmente poucos e esparsos, não o suficiente para prender a atenção.

A primeira temporada é bem melhor que o longa metragem mas, ainda sim, está longe de ser algo memorável.

Mais sobre a série: IMDB e TV.COM.

Nota: 5,5 de 10

7 comentários:

  1. Bem... Considerando que UNIVERSO STAR WARS é muito vasto (abrange cinema, literatura, games e etc), por que não apostar no seguimento de ANIMAÇÃO GRÁFICA?! Esta série, a qual eu pessoalmente - que sou um fã um tanto fechado para certos segmentos - gostei do visual da série.
    Achei que por ser um seriado em ANIMAÇÃO GRÁFICA, existe uma semelhança bem próxima dos personagens de cinema para com os da série...
    Em segundo lugar, devemos deixar bem claro que CLONE WARS é um seriado que remete diretamente aos quadrinhos da década de 90. Portanto se os argumentos são fracos (o que não é, na minha opinião), são argumentos diretamente baseados nos quadrinhos, ou seja: a série não é nada mais, nada menos do que uma novelização.
    Como o próprio cariador de STAR WARS afirmou - ele buscou um visual entre a caricatura e o real, para reavivar a memória daqueles que acompanharam as famosas GUERRAS CLÔNICAS tanto em quadrinhos como um pouco no cinema (STAR WARS Episode II - Clone Attack)e ainda na saudosa Guerras Clônicas (animação que pouquíssimas pessoas tiveram a oportunidade de acompanhar, ainda na época de SW II)...
    EM segundo lugar, o que me chamou a atenção, foi um comentário que eu reproduzo aqui apenas pra reavivar a memória: "George Lucas, depois de destruir minhas lembranças de infância com os Episódios I, II e III..."
    Se você era criança ainda, durante a época destes episódios, ao meu modo de ver, tudo o que você conhece a respeito de STAR WARS ainda não é tudo... Veja bem: digo isto pois eu assiti os episódios IV, V e VI ainda no cinema, em uma galáxia muito, muito distante...
    E por último, como o título do seu próprio blog afirma, é bem diferente tentar ser crítico e sê-lo realmente... Ainda mais quando você finaliza o POST com um comentário deste gênero: "Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."
    O que você quer dizer com isso? Que existem pessoas que escrevem idiotices ou que os idiotas são todos aqueles que escrevem discordando de você?!
    Se for um dos dois casos, ou o pior, ambos, eu sinceramente, sou forçado a crer que você criou um blog para satisfazer o seu EGO (um tanto cêntrico, diga-se de passagem) ao invés de servir como veículo propagador da boa cultura...

    Se quiser dissertar comigo a respeito de seriados, idiotices, redação e REPSPEITO a opinião e a obra alkeia. pode me procurar, ok?

    shinseisktcom@hotmail.com
    shinseicontact@gmail.com

    Atenciosamente e respeitosamente:

    W. Shindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: longe de ser memorável, é dizer que qualquer coisa a respeito de STAR WARS está longe de ser memorável... Sorry!

      Excluir
    2. Prezado W. Shindo, vamos lá, por partes:

      1. A animação é simplista, básica, muito aquém de diversas outras animações por computação gráfica em seriados por aí. Além disso, o visual caricatural é feio, mal acabado. Minha opinião, claro.

      2. Os roteiros são infantis. Se eles fazem a mímica dos quadrinhos, isso só mostra a preguiça dos roteiristas em copiar algo já ruim. Novamente, minha opinião.

      3. A minha frase "George Lucas, depois de destruir minhas lembranças de infância com os Episódios I, II e III" significa que eu era criança à época dos Episódios IV, V e VI, não é mesmo? Conheço Star Wars de trás para frente e de frente para trás e consigo separar o fato de eu ser fã cego e um "metido a crítico" que vê defeitos em muita coisa que George Lucas fez, inclusive toda a porcaria da trilogia recente (sim, sou só metido a crítico).

      4. Minha frase "Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido." significa que eu quero discussão inteligente e não xingamentos como muitos já fizeram aqui no meu blog. Tem gente que vem e diz que eu sou um idiota por não gostar de algum filme que o cara gostou e isso sem argumentos. Certo? Posso ter esse direito?

      5. Não entendi sua necessidade de me atacar pessoalmente...

      Bom, é isso. Se quiser discutir, esse forum está aberto para isso e, como você pode ver, eu respondo rápido.

      Abraço,
      Ritter.

      Excluir
    3. E Shindo, essa sua frase "longe de ser memorável, é dizer que qualquer coisa a respeito de STAR WARS está longe de ser memorável" quer dizer que você gosta de TUDO que o universo Star Wars oferece? Tudo mesmo, sem qualquer senso crítico? É tudo perfeito, irretocável?

      Excluir
  2. Star Wars é perfeito... não existe erro algum... a maior saga de todos os tempos... não tem o que criticar negativamente!

    ResponderExcluir
  3. Cаn I sіmply juѕt say what а
    rеlіef to finԁ sοmeone who really underѕtаndѕ ωhаt they агe talκіng аbоut оver thе inteгnet.
    You cегtainly reаlizе hoω tο bгing a prоblem to lіght anԁ makе іt important.
    А lot morе peoρle haѵе to look at this
    аnd unԁеrstand this side οf your ѕtoгy.

    Ι can't believe you're not more popular becauѕe уοu cеrtаinly
    рosѕess thе gift.

    Heгe is my blog highly recommended reading

    ResponderExcluir
  4. Anyone who is willing to get a well-toned stomach can use this belt.


    my web-site flex belt coupons

    ResponderExcluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."