domingo, 7 de março de 2010

Oscar 2010 - Previsões

Hoje é a cerimônia de entrega do Oscar. Estive por lá em 2008 (vide meus comentários aqui) e, ainda que a festa tenha perdido seu glamour, eu ainda sou viciado nela. Não perco uma pela televisão acho que há uns 20 anos. Assim, só de brincadeira, farei, abaixo, minhas previsões de quem eu acho que vai ganhar (um asterisco) e de quem eu acho que merece ganhar (dois asteriscos). Não vi todos os filmes ainda mas cheguei bem perto. Nas últimas quatro categorias, como não vi nenhum, nem indiquei que eu acho que merece ganhar, apenas deixei quem eu acho que vai ganhar. 

Vale um último comentário: nas duas categorias principais, há uma forte divisão de votos entre Avatar e The Hurt Locker. Um dos dois ganhará, a não ser que aconteça uma zebra gigantesca. Avatar atrai votos pela bilheteria e sua importância para revigorar Hollywood. The Hurt Locker atrai votos pela quantidade de prêmios que já ganhou e por significar, em caso de vitória, o coroamento da produção independente. Fico com The Hurt Locker nas duas categorias não por exatamente preferir esse filme sobre Avatar mas sim por que acho que os votantes da Academia, que já votaram nas outras premiações, vão manter o posicionamento. 

Vamos aos indicados, por categoria: 

Filme


Ator

Jeff Bridges por Crazy Heart (Coração Louco) *
Colin Firth por A Single Man (Direito de Amar) **
Morgan Freeman por Invictus

Atriz 

Sandra Bullock por The Blind Side (Um Sonho Possível) *  **
Helen Mirren por The Last Station
Carey Mulligan por An Education (Educação)
Meryl Streep por Julie & Julia

Ator Coadjuvante

Matt Damon por Invictus
Woody Harrelson por The Messenger (O Mensageiro)
Christopher Plummer por The Last Station
Stanley Tucci por The Lovely Bones (Um Olhar do Paraíso)
Christoph Waltz por Inglourious Basterds (Bastardos Inglórios) *  **

Atriz Coadjuvante

Penélope Cruz por Nine
Maggie Gyllenhaal por Crazy Heart (Coração Louco)

Direção

Kathryn Bigelow por The Hurt Locker (Guerra ao Terror) *
James Cameron por Avatar

Roteiro original

The Messenger (O Mensageiro)

Roteiro adaptado


Fotografia


Edição

Avatar *  **

Direção de Arte

The Imaginarium of Doctor Parnassus (O Imaginário do Dr. Parnassus) **
The Young Victoria

Figurino

Bright Star
The Imaginarium of Doctor Parnassus (O Imaginário do Dr. Parnassus) **
The Young Victoria * 

Maquiagem

Il divo
Star Trek *  ** 
The Young Victoria

Trilha Sonora


Canção original

Crazy Heart (Coração Louco): "The Weary Kind" *  **
Faubourg 36 (Paris 36): "Loin de Paname"
Nine: "Take It All"

Mixagem de Som

Avatar *  **

Edição de Som

Avatar *  **

Efeitos Visuais

Avatar *  **

Filme Animado


Filme estrangeiro

Ajami (Israel)
El secreto de sus ojos (O Segredo de seus Olhos) (Argentina)
Un prophète (Um Profeta) (França)

Documentário Longa Metragem

Burma VJ: Reporter i et lukket land
The Cove *  
Food, Inc.
The Most Dangerous Man in America: Daniel Ellsberg and the Pentagon Papers
Which Way Home

Documentário Curta Metragem

China's Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province
The Last Campaign of Governor Booth Gardner
The Last Truck: Closing of a GM Plant
Królik po berlinsku
Music by Prudence *

Curta Metragem - Animação

French Roast
Granny O'Grimm's Sleeping Beauty
La dama y la muerte
Logorama *
Wallace and Gromit in 'A Matter of Loaf and Death'

Curta Metragem

The Door *
Istället för abrakadabra
Kavi
Miracle Fish
The New Tenants 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."