sábado, 1 de maio de 2010

Crítica de filme: Iron Man 2 (Homem de Ferro 2)

Continuações são quase sempre uma praga. São poucos os exemplos de continuações tão boas ou melhores que o filme original, sendo que O Poderoso Chefão, Star Wars, Batman (os filmesr recentes) são todos exemplos dessas raridades.

Homem de Ferro 2, infelizmente, não está entre esses filmes. E olha que achei que o problema desse filme seria a quantidade de personagens novos.
Temos Ivan Vanko/Whiplash (Mickey Rourke), Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johansson), Justin Hammer (Sam Rockwell) e Howard Stark (John Slattery), além de maiores participações de Nick Fury (Samuel L. Jackson), Happy Hogan (o diretor do filme Jon Favreau) e James Rhodes/Máquina de Combate (Don Cheadle, substituindo Terrence Howard). No entanto, nesse ponto, o roteiro do filme (feito por Justin Theroux) é esperto e consegue dar atenção a todos.

Achei, então, que o problema seria o excesso de pirotecnia e saí do filme achando que foi pouco. O vilão, Whiplash, ameaça Tony Stark/Iron Man (o excelente Robert Downey Jr.) por duas vezes e apanha que nem cão ladrão, facilmente, nas duas vezes. Obadiah Stane (Jeff Bridges), do primeiro filme, foi um vilão muito mais difícil de lidar que o ridículo Whiplash (sério, tudo bem que o personagem vem dos quadrinhos mas qual é o sentido prático daqueles chicotes vitaminados?).

Mas, na verdade, não foi nesse esse o grande problema do filme. Tenho para mim que a Marvel está muito excitada com o filme dos Vingadores (Avengers) e resolveu usar Homem de Ferro 2 para ser um trailer de 124 minutos do vindouro filme (somente em 2012 pois ano que vem será a vez de Thor e Capitão América). Há várias menções ao supergrupo que Nick Fury tenta criar, sendo que a Viúva Negra só está lá para "avaliar" Tony Stark e saber o quanto ele seria interessante para o grupo. Nick Fury também e até Howard Stark (em vídeo Super 8) entra nessa jogada.

Com isso, o filme acabou tendo um miolo lento, até mesmo chato, em que vemos Tony bêbado (talvez um começo para a interessante saga do Demônio na Garrafa) dentro da armadura e temos o desenrolar de vários conflitos emocionais. Ok, sou o último cara do mundo a querer um filme de pancadaria a cada minuto mas estamos falando do Homem de Ferro, não de um personagem shakespeariano. Faltou movimentação e o que temos de ação é muito rápido. Até mesmo o grande clímax na Stark Expo fica aquém do que poderia ser, não se comparando com a pancadaria entre Iron Man e War Monger do primeiro filme.

E a estória? Ela até é muito boa. Tony é o Homem de Ferro e essa sua condição deu uma sensação de paz ao mundo. No entanto, o reator Arc, que mantém Tony vivo está, ao mesmo tempo, envenenando-o e ele se sente obrigado a aproveitar seus últimos momentos no mundo fazendo as maiores besteiras (o que inclui pilotar um carro de corrida). Sua celebridade mexeu com Ivan Vanko, um russo filho de Anton Vanko, que ajudou Howard Stark a imaginar o reator Arc mas, depois, caiu em desgraça. Ivan quer vingança e monta uma roupa com base na tecnologia de seu pai e acaba preso. O industrial arqui-inimigo de Stark, Justin Hammer, vê oportunidade aí e acaba se juntando a Ivan para criar um exército de homens de ferro e ganhar o contrato militar americano, já que Tony se recusa a entregar a armadura.

A estória, como disse, é bem construída mas sua execução acaba deixando muito a desejar e a panfletagem de Vingadores acaba funcionando apenas para os fãs ficarem babando (aliás, fiquem até o final para o "momento nerd" total). Há um determinado momento, porém que o roteirista tropeçou feio. Stark cria, com base em um projeto de seu pai, um "novo elemento" que é tão irreal e ridículo, que tira toda e qualquer seriedade do filme (ok, um filme de armaduras brigando não é para ser real, mas pera lá, para tudo há limite). É uma espécie de deus ex machina bem complicado, feito para enganar otários mas que cheira muito mal, coisa típica de filminho de 15ª categoria.

Não se enganem, Homem de Ferro é um bom filme, muito divertido e Robert Downey Jr. dá um enorme show, com tiradas excelentes e atitude perfeita. Scarlett Johansson também merece destaque não exatamente por seus diálogos mas, bem, pelo "conjunto" de sua atuação.

Enfim, é uma grande diversão que poderia ter sido um grande filme.

Nota: 7 de 10

4 comentários:

  1. Minha opnião é extremamente igual a sua , achei a história interessante , mas o desenrolar dela deixou a desejar , já os efeitos achei mto bons porem fikei de boca aberta com o tempo de batalha final , pensei q seria mó pancadaria e acaba num piscar de olhos. O filme está mais para o entretenimento do que para marcar história.Dou até a msm nota 7.

    ResponderExcluir
  2. no universo marvel exitem elementos q nao existem na nossa realidade...pesquisa um pouco q vc vai ver...fikadika

    ResponderExcluir
  3. @Balmung

    Claro que existem elementos que não existem em nossa realidade. Não só elementos como, também, a armadura, Tony Stark e o resto do pessoal. Todos só existem no universo Marvel que, aliás, conheço muito bem de décadas de leitura. O problema não é existir o elemento mas sim como ele é introduzido no filme. Pesquise "deus ex machina" que você vai entender o que quero dizer.

    ResponderExcluir
  4. É possivel criar novos elementos através de acelerador de particulas, é claro que no filme parece tudo facil, mas faz parte do espetáculo.

    http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jffQUDoNzEBkLWlYicXgn33NNwNw

    ResponderExcluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."