domingo, 16 de maio de 2010

Crítica de filme: Fast & Furious (Velozes e Furiosos 4)

Como o título em português deixa claro, Fast & Furious é o quarto filme da série The Fast and the Furious, iniciada em 2001 e estrelada por Paul Walker e Vin Diesel. Na verdade, Paul Walker e Vin Diesel, mais ou menos. O primeiro filme tinha os dois juntos, nos papéis, respectivamente, de um policial infiltrado, Brian O'Conner e de um bandido que é viciado em carros vitaminados, Dominic Toretto. No segundo filme, Vin Diesel, se achando muito importante, deu adeus à série e, em seu lugar, colocaram Tyrese Gibson no papel de Roman Pearce. No terceiro filme, nem Walker nem Vin Diesel apareceram, pois situaram o filme no Japão, com uma estória sem nenhuma ligação com os dois primeiros filmes, a não ser, claro, pelos carros turbinados. Diesel faz um ponta de alguns segundos no final do terceiro filme.
No quarto filme, finalmente, vemos Walker e Vin Diesel reunidos novamente. Acho que por isso o título em inglês é super original...

De toda forma, Fast & Furious diverte, assim como todos os três filmes que vieram antes dele. Dessa vez, Dom tem que descobrir o responsável pelo assassinado de sua namorada Letty (Michelle Rodriguez) e, para isso, relutantemente se junta a Brian contra uma gangue de contrabandistas. A trama, bem simples, é apenas uma desculpa para um sem número de corridas muito bacanas, especialmente a corrida teste na ruas de Los Angeles e uma fuga eletrizante pelo deserto e através de uma caverna entre o México e os Estados Unidos.

Não se pode esquecer, também, da abertura, em que vemos a gangue de Dom roubando um caminhão tanque na Républica Dominicana. Fico imaginando que os dublês dessas cenas devem ser completamente insanos.

De toda forma, o filme é quase uma refilmagem do primeiro em termos de trama, não acrescentando nada de especial à série a não ser a morte de Letty. Temos, de volta, aquilo que esperávamos de Velozes e Furiosos 2 e não tivemos nem ali nem no filme seguinte.

Divertido, nada mais do que isso. Merece ser visto por quem gosta de uma boa corrida e de ver carros e garotas possantes...

Nota: 6 de 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."