segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A cerimônia do Oscar repaginada: meus comentários


Com a audiência diminuindo a cada ano, os organizadores da cerimônia de entrega dos Academy Awards (Oscar) decidiram tentar algo novo esse ano e eu achei que eles conseguiram.

Primeiro, colocaram um grande astro para apresentar (Hugh Jackman) e não mais apresentadores de Talk Shows. Jackman é um cara super flexível pois, além de fazer filmes em que seu personagem, via de regra, é durão, já atuou em musical da Broadway fazendo papel de homossexual. Em outras palavras, Jackman está acostumado com o palco e, com isso, comandou um show interessante, em que participou de dois musicais, um de abertura e outro celebrando os musicais. O primeiro foi bem bacana e dinâmico mas o segundo foi bem desnecessário.

Outra alteração que achei interessante foi a entrega dos prêmios de acordo com a fase de criação de um filme, começando no roteiro e acabando na pós-produção. Ficou bem legal e didático. Não entendi, porém, porque eles mudaram a ordem de entrega dos prêmios de diretor e ator/atriz. Normalmente, diretor vem logo antes de filme mas, dessa vez, resolveram colocar o prêmio antes dos de atriz e de ator para, em seguida, apresentar o de melhor filme. Nada que comprometa o show mas achei estranho.

Uma modificação que não gostei muito foi a entrega dos prêmios de ator/ator coadjuvante e atriz/atriz coadjuvante por meio de 5 atores ou atrizes que já ganharam os respectivos prêmios. Cada ator/atriz falou sobre um dos candidatos e isso ficou arrastado.

Outro ponto que vale menção é a manutenção de alguns atores para a entrega de vários prêmios seguidos. Will Smith, por exemplo, entregou direto os de montagem, edição de som, mixagem de som e efeitos visuais. Isso tornou o programa bem mais célere.

Por fim, gostei também da integração entre palco e platéia, com percussionistas no meio da platéia, Hugh Jackman puxando Anne Hathaway para o meio do palco etc. Ficou bem dinâmico, apesar de nada daquilo ter sido improviso.

Sobre as entregas dos prêmios, não houve surpresa alguma nas categorias principais. Slumdog papou todas as estatuetas e Benjamin Button ficou só com 3 prêmios técnicos, o que foi bem justo. Foi bonito ver a família de Heath Ledger subir no palco para agradecer o prêmio póstumo ao seu filho e as lágrimas nos olhos dos atores na platéia e foi divertido ver todo mundo de Slumdog - até papagaio e periquito - invadir o palco para receber o prêmio de melhor filme.

Aprovadas as alterações!

Um comentário:

  1. Depois de anos, finalmente vi a cerimônia por completo e também gostei. E gostei do esquema de cinco atores entregando os prêmios de ator/atriz. Ainda que tudo seja bastante ensaiado, ficou bem legal.

    ResponderExcluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."