sábado, 9 de agosto de 2008

Crítica de filme: Alien vs Predator - Requiem

Não há nada mais irritante do que continuações inúteis de filmes. Bom, pelo menos não havia. Descobri que mais irritante que isso são continuações inúteis de filmes ruins. Isso é que o é AVPR (sigla ridícula para Alien v Predator: Requiem), dirigida pelos inábeis Brother Strause, uns diretores Zé-Ninguém.

AVP até que era um filminho divertido, com clara conexão com os clássicos de Ridley Scott e James Cameron (principalmente desse último). Era aquela pancadaria básica, no meio do nada e pronto, tudo acabava bem (ou mal, dependendo do seu ponto de vista) e a mitologia dos monstros permanecia mais ou menos intacta.

AVPR é ruim não só tecnicamente mas, também, por pisotear a estória dos classicos que o originou. Aqui, temos um Predalien, que foi o legado de AVP, como ponto focal. O nascimento desse bicho faz com que a nave que o carrega caia na Terra, bem na floresta vizinha à uma cidade perdida no Colorado. Junto com a nave cai um Predator semi-vivo, cujas únicas funções são mandar um pedido de socorro ao seu planeta natal e morrer. Alguns vidros com Facehuggers vivos se quebram e eles fogem pela floresta felizes da vida, junto com o Predalien.

No planeta natal dos caçadores interplanetários, um Predator metido a gostoso vai sozinho tentar resolver a "parada". Por alguns segundos, vislumbramos o planeta natal dele, que mais parece um daqueles conjuntos habitacionais da CEHAB... Bom, o bicho chega na Terra e trata de apagar quaisquer traços da nave de seu compatriota. Enquanto isso, os Aliens se reproduzem que nem coelhos...

Aí começa a palhaçada de verdade. O Predalien é, também, uma rainha que, para por ovos, cospeo-os pela boca diretamente para a boca das pessoas. A fase do Facehugger é convenientemente eliminada. Por sua vez, o Predator que vem caçá-lo nem de longe lembra aquele outro que fez o Governator cortar um dobrado para matá-lo. O bicho desse filme só usa o manto de invisibilidade quanto não tem ninguém olhando. Quando tem, ele faz questão de desligá-lo... Da mesma forma, ele toma enormes cuidados para apagar todos os rastros de morte deixados pelos Aliens mas, ao se deparar com um policial, mata-o, tira sua pele e o pendura em uma árvore para todos verem. Seria um Predator perfeito para fazer uma trinca com Jim Carrey e Jeff Daniels em Dumb & Dumber. Ele poderia ser o "Dumbest".

Continuando a destruição dos mitos criados pelos filmes anteriores, os diretores de AVPR se esquecem do tempo de gestação de um bebê Alien e que só nasce um de cada hospedeiro. Nesse arremedo de filme, os Aliens nascem que nem coelhos - uns 5 de cada barriga - e crescem quase que instantaneamente. Além disso, todos - com exceção do Predalien - têm instinto assassino enquanto que, nos filmes originais, ou o instinto era de sobrevivência do tipo "matar ou morrer" ou do tipo "tenho que permitir a reprodução levando esses hospedeiros fresquinhos para a rainha".

Bom, ultrapassadas essa questões, vale dizer que eu me lembro vagamente de ter visto alguns humanos "heróicos" nesse filme... Tem um gostosão marginal, seu irmão abobalhado, a gostosa da cidade, o valentão imbecil e uma mulher que acabou de voltar da guerra do Iraque (esse foi o momento em que o roteirista achou que estava abafando e sendo cool).

Por fim, vale falar dos efeitos especiais. No entanto, o problema é que não tenho muito o que dizer pois tudo se passa no escuro, com chuva e tem cortes rápidos. Só dá para reconhecer o Predator pelo sangue fosforecente e o Predalien pelos dreadlocks idiotas. Aquele filme amador Batman: Dead End tem Predators e Aliens MUITO mais convincentes...

Em suma, o filme não presta para nada. Mesmo para aqueles que porventura tenham adorado AVP, sugiro que fiquem distantes de AVPR. Terei que rever Alien e Aliens umas 5 vezes seguidas cada para apagar da minha mente essa idiotice.

Nota: 0 de 10

Um comentário:

  1. Um homem com a tua envergadura intelectual devia ter um filtro para não perder tempo com esses filmes, que estão ao nível do lixo de qualquer aterro sanitário.

    Eu sei que és um bom e honesto critico, por isso percebo porque os vês.

    Eu dou sempre 40 min ao filme, se ele não me convencer vai fora...

    Não te desgastes!

    ResponderExcluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."