sábado, 16 de agosto de 2008

Continuações são meu vício

Por pior e mais sem graça que sejam, eu acabo vendo todas as continuações - e prequels - de filmes que eu vi. É ridículo, eu sei, mas o que eu posso fazer? Na verdade, não tenho muito a perder. Afinal de contas, o que pode ser pior do que AVPR, que eu comentei mais abaixo?

Hoje foi a vez de Saw IV. Vi todos os outros três e gostei muito da originalidade do primeiro. O segundo foi mais do mesmo e, o terceiro, até que tem umas cenas bacanas.

O quarto definitivamente não é mais do mesmo pois, agora, somos brindados com um vislumbre da origem de Jigsaw e o porquê da loucura dele (somos apresentados ao que parece ser a primeira armadilha dele e posso dizer que é bem aterradora). O jogo, também, toma contornos mais amplos, saindo do confinamento de determinados lugares fechados escolhidos por Jigsaw.

Mas como assim Jigsaw? Ele não morreu em Saw III? Sim, morreu e continua morto. Os produtores não resolveram ressucitar o maníaco. Tudo começa na autópsia de Jigsaw, que é feita em detalhes de arrepiar diante da câmera, que não tenta esconder nada. Um nojo só. O legista acha uma fita dentro de um casulo de cera no estômago do serial killer e, a partir daí, a estória se desenrola. Não dá para contar mais nada pois qualquer coisa que eu falar será spoiler.

O que dá para dizer é que, como todo filme da série, ele tem estreita ligação com o anterior e com o anterior e com o anterior. Não é necessário rever os filmes para ver Saw IV mas se você nunca viu os anteriores, comece pelo começo. As armadilhas continuam muito engenhosas e, dessa vez, tem até menos sangue que o filme anterior uma vez passada cena da autópsia, claro.

O que o diferencia de Saw II e III é que Saw IV contrói uma trama bem montada, com um final surpreendente de verdade, na linha do primeiro. É muito bacana a forma como o filme está amarrado principalmente ao Saw III. Há a introdução de personagens novos mas todos eles muito bem inseridos, parecendo naturais.

Eu certamente verei Saw V, que será lançado em outubro desse ano nos EUA, e todos os outros que forem feitos (em vídeo, claro, pois ir ao cinema para isso já é demais). É sangue para tudo quanto é lado mas é divertido.

Nota: 7 de 10 (para comparação, diria que o Saw original merece nota 8, Saw II nota 5e Saw III nota 6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."