segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Superamigos!

Tem sido uma febre de Hollywood a produção de filmes, animados ou não, para lançamento direto em DVD. Lembro-me que, não tem muito tempo, somente a Disney fazia assim e basicamente para lançar continuações de seus célebres longa-metragens animados, tais como Cinderella II e III, Pocahontas II e vários outros.

Parece que o negócio dá dinheiro e todo mundo partiu para o mesmo caminho. A Marvel e a DC Comics, no lado dos quadrinhos, estão particularmente animadas com isso pois já lançaram diversos desenhos diretos para DVD. Já havia assistido Ultimate Avengers, que é uma versão diluída da Marvel para o grupo Ultimates que, por sua vez, era uma versão turbinada e mais realista dos Vingadores (Avengers). O desenho era fraquinho mas dava conta do recado. A Marvel continuou com Doctor Strange, Iron Man, Ultimate Avengers II, Young Avengers e alguns outros, com bastante sucesso (mas não vi nenhum ainda).

A DC Comics, apesar de criadora de excelentes séries animadas de TV, como Batman, Superman e Justice League, estava meio atrás nessa corrida. Pelo que me lembro, começou com Superman: Doomsday, que conta a famosa estória da morte do Superman e, mais recentemente, lançou Justice League: The New Frontier.

Foi esse último desenho que assisti. Ele é baseado na graphic novel de mesmo nome de Darwyn Cooke, que não tive a oportunidade de ler ainda mas espero, sinceramente, que seja melhor que sua versão filmada. O problema do desenho, de 74 minutos, é um só: tem coisa demais acontecendo em pouco tempo, o que resulta em fragmentos de estórias diferentes aqui e ali, sem muita coerência ou explicação.

Em poucas palavras, a graphic novel parece ser uma mistura de The Dark Knight Returns com Watchmen, duas das mais icônicas obras em quadrinhos já feitas. Os heróis foram banidos pelo governo americano e só uma enorme ameaça mostra que os heróis mascarados são necessários. A estória se passa nos anos 50, com claras menções às paranóias da época: OVNIs, Comunismo e MacArthismo. Superman é um mero fantoche do governo e Batman está foragido. Heróis como Flash existem mas atuam muito pouco. O problema é que, simultaneamente a tudo isso, The New Frontier é uma estória de origem e não de um, mas de dois heróis -Martian Manhunter e Green Lantern - com foco nesse último. 

Tudo fica muito confuso e o fiapo de estória se prende à uma ameaça interplanetária completamente maluca que toma umas duas porradas e já pede arrego. Se não fosse pela arte do desenho, ele não serviria para nada.

Nota: 3 de 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."