quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Crítica de filme: Sanctum (Santuário)

Você sabe que tem alguma coisa errada com um filme quando você tem dificuldade de achar o nome do diretor nos posters e anúncios. Como se isso não bastasse, a "pulga atrás da orelha" fica ainda mais saliente quando se nota que o nome de James Cameron, produtor (não diretor) do filme aparece gigantesco, antes mesmo do nome do filme e com indicação de que ele foi o diretor de Titanic e Avatar. E tudo vai por água abaixo de vez quando há indicações, também nada discretas, de que o filme é o "próximo passo" da tecnologia 3D.

Eu já sabia que estava indo para uma roubada mas fui do mesmo jeito...


Santuário conta a estória clichê de uma expedição em uma enorme caverna em Papua Nova Guiné que tenta achar a conexão dela com o mar. Tudo dá errado etcetera e tal. Nenhuma novidade.

Temos o chefe detalhista da expedição, que é um grosseirão que se mostra de coração mole ao final (Frank, vivido por Richard Roxburgh), o filho dele que é rebelde mas, ao mesmo tempo, o melhor em tudo que faz (Josh, vivido por Rhys Wakefield) e o investidor aventureiro mas inescrupuloso (Carl, vivido por Ioan Gruffudd - sim, o Mr. Fantástico do Quarteto Fantástico). Seguindo esses exemplos máximos de personagens unidimensionais, temos um monte de outros personagens de gaveta, o amigo fiel, a namorada gostosa mas burra, o herói que se sacrifica, o covarde e por aí vai. É um desfile de horrores, que começa com uma viagem de helicóptero até a caverna que tenta deslumbrar pelo cenário mas que tem diálogos e atuações tão ruins, mas tão ruins, que com 10 minutos de filme eu já estava me remexendo na cadeira para ir embora.

Mas quando chegamos na caverna e achamos que tudo vai melhorar, as coisas pioram ainda mais, com especial destaque para Rhys Wakefield, talvez o pior projeto de ator (usar a palavra ator é até um insulto) que eu tenha visto em minha vida. Tudo que ele faz é terrível, chegando a tal ponto que eu estava doido para ver ele se afogar. No entanto, não tive tanta sorte e o garoto nos tortura até o final. E em 3D!

Ioan Gruffudd está patético e extremamente canastrão. Não que ele seja um bom ator - não é - mas eu pelo menos esperava uma atuação básica dele, sem muitos vôos imaginativos. Mas não, atuar nesse filme deve ter sido proibido pelo diretor. Richard Roxburgh é o que se sai melhor nessa mixórdia toda.

E o 3D? Bem, basta dizer que me senti roubado. O filme se passa quase que totalmente debaixo d'água e ninguém parece ter avisado ao diretor que 3D embaixo d'água (e em uma caverna) fica escuro e embaçado demais. Ou foi isso ou deram câmeras de segunda para o cara. Parecia que meus óculos 3D estavam emulando óculos de natação, daqueles que deixam entrar água.

Mas eu não darei zero para esse filme. Sou benevolente. Há uma cena muito bacana no primeiro mergulho do filme em que Frank precisa ajudar sua parceira mergulhadora a respirar. Não vou falar nada para os masoquistas que, com todo esse aviso, ainda quiserem ver o filme mas a cena é desesperante. Se o filme tivesse mais duas ou três dessas, eu talvez me considerasse minimamente satisfeito. Mas é só isso mesmo que presta no filme inteiro.

Ah, e o diretor? É um australiano chamado Alister Grierson, um ilustre desconhecido. Mas o nome dele fica lá pequenininho no canto do pôster, pode procurar...

Mais sobre o filme: IMDB, Rotten Tomatoes, Box Office Mojo e Filmow.

Nota: 1 de 10

23 comentários:

  1. Vc é só um metidinho a crítico mesmo de merda. Só críticou o filme do começo ao fim. Quem é vc pra fazer um tipo de comentário desses? Se vc quer ter uma idéia se o filme será bom pra vc ou ñ vai no You Tube e ve o trailer dele, se ñ gostou do trailer nem assisti o filme por completo.

    W.S³.

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que o filme não é bom, realmente os atuais filmes de hollywood estão deixando muito a desejar no enredo. O 3D chegou somente para encarecer o valor do ingresso, é ruim e desconfortável, muito provavelmente este modismo vai passar, como já aconteceu.
    Abraços a todos !

    ResponderExcluir
  3. Esse filme na minha opinião é otimo, Você naõ sabe criticar filmes mesmo isso é perda de tempo para você ... A e o james ele foi um otimo produtor .

    ResponderExcluir
  4. Pra ser sincero assistir o filme antes de ler essa crítica e acho q o criticodeveria procurar outra função pq o filme é muito bom !! o ator q ele diz que é insulto chama-lo de ator eu achei q interpretou muito bem !!! o filme tem um enredo otimo !!! criticar é facil dificil é fazer !!!

    ResponderExcluir
  5. E cade o SEU nome, crítico de MERDA? Não perca mais o seu tempo com as críticas, perdi o meu lendo.

    ResponderExcluir
  6. Vocês são loucos? Esse filme é realmente PÉSSIMO. Tanto que nem aguentei assistir até o final.
    Excelente blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. @ Bárbara

    Obrigado! Eu não me incomodo com gente de leva para o lado pessoal e resolve xingar o crítico só por que ele falou mal de algum filme que eles gostaram. E, pior, sem nem tentar dizer o porquê de terem achado o filme bom.

    Mas eu respeito a opinião de todos. No caso de Santuário, concordo com você: o filme é intragável. Para quem gostou, eu digo: ótimo, parabéns, tem gosto para tudo.

    ResponderExcluir
  8. seu merda.....
    vai aprender a criticar um filme..... mas tudo bem todos tem direitos de escrever o q quer, mas ve se assiste o filme primeiro antes de criticar..... ahhh e o cinema q vc foi realmente é 3D ????? Procure se informar melhor.....

    ResponderExcluir
  9. discordo totalmente, adorei o filme, essas criticas não fazem sentido nenhum!

    ResponderExcluir
  10. Ótimo filme,só as imagens iniciais de Papua Nova Guine ja valeu a pena... quem ja entrou numa caverna sentira fortes emoções, mas quem conhece a vida só de um sofa de sal, pode achar monotono

    ResponderExcluir
  11. Filme muito bom!! Crítico muito louco!!!

    ResponderExcluir
  12. Otimo filme! Historia incrivel, e um daqueles filmes que você não ira perder nem por 1 segundo, te prende mesmo... Com muitas reviravoltas!!! Pode alugar que vale a pena! Cara de boa vai faze outra coiza porque critico tu não e nunca.

    ResponderExcluir
  13. Excelente filme prendeu minha atenção do começo ao fim. Acho que ao criticar o filme dizendo que era tudo muito cliche vc o "critico" esqueceu de levar em consideração que o filme é baseado em uma historia real. Imagine pessoas na vida real e não num filme passando por aqueles momentos você passaria por aquilo tudo sem ficar tenso, com medo, assustado, etc... Acho que não.

    ResponderExcluir
  14. @ Marcell:

    Sinto te desapontar mas Sanctum é tão baseado em fatos reais quanto Titanic de James Cameron foi, ou seja, quase nada. O acontecimento por detrás (inundação da caverna) é verdadeiro mas o resto TODO foi inventado. Certo?

    Mas, independente disso, não sei qual é a relação entre ser baseado em fatos ou em ficção para um filme ser bom ou ruim. Simplesmente não faz sentido algum...

    ResponderExcluir
  15. Concordo em gênero, número e grau com a crítica postada ao filme. O filme é MUITO ruim! Início monótono, atuações péssimas (com exceção do ator que interpreta Frank), fotografia interessante, situações aflitantes mas é só! Não dá pra entender o pessoal aqui indigninado e postarem insultos ao crítico, por acharem que o filme é ótimo (??). HELLO!! O filme é filminho e horrível mesmo... aff!

    ResponderExcluir
  16. Concordo em gênero, número e grau com a crítica postada ao filme. O filme é MUITO ruim! Início monótono, atuações péssimas (com exceção do ator que interpreta Frank), fotografia interessante, situações aflitantes mas é só! Não dá pra entender o pessoal aqui indigninado e postarem insultos ao crítico, por acharem que o filme é ótimo (??). HELLO!! O filme é filminho e horrível mesmo... aff!

    ResponderExcluir
  17. Se vcs acham tão ruim a atuação, tão ruim a história, tão ruim as cenas etc, FAÇAM MELHOR!!!
    Não sou melhor que vcs, mais eu respeito o trabalho alheio, só isso, tentem fazer melhor! Será que vcs conseguem? AH é! Vcs só são pessoas hipócritas, que não se conformam com a vida chata e sem graça de vcs, e tentam estragar a dos outros!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a fala de acentos a seguir.

      Pela sua brilhante logica, entao, voce deve achar qualquer coisa que voce nao consegue fazer melhor sempre muito boa. Ou seja, voce tem zero de senso critico e estah sempre conformado com qualquer coisa que jogam no seu colo. Afinal, se voce nao sabe fazer melhor, tem que ser bom, nao eh mesmo?

      Por essa mesma logica sensacional, voce deveria achar minha critica muito boa, sensacional, na verdade, pois tambem nao consegue fazer uma melhor.

      Excluir
  18. CRITICO de MERDA!!!!!!
    Filme ótimo!

    ResponderExcluir
  19. não achei o filme ótimo nem péssimo, e sim bom, é muito bom ti prendi na historia, o que me desapontou, foi estar escrito no começo que faz parte de fatos reais, mais não faz,
    muitos ja morreram em cavernas aquaticas, talves Camerom quis falar sobre isso, pois o filme pelo que pesquisei não é real, é uma historia feita por um escritor que ficou preso em uma caverna, e sobreviveu, mais morreu de helicoptero logo após (coisas do destino).
    bem ja encurtando, o filme é bom, mais me decepicionei em não ser real.

    ResponderExcluir
  20. Quem achou o filme ótimo é muito medíocre, não tem senso de crítica, qualquer porcaria que assistir vai achar o máximo, provavelmente gosta dos filmes da Xuxa, dos trapalhões, etc. Então não deveriam acessar blogs como este.Pra quem gosta de crítica, boas produções, o porque das coisas, o profissionalismo está de acordo com a crítica acima e levarei em bastante consideração o que for dito por este "crítico", tem meu respeito.

    ResponderExcluir
  21. O filme é péssimo e a crítica, ótima!

    ResponderExcluir
  22. Ficaria com pena de gastar água pra da descarga em você, seu crítico bosta.

    ResponderExcluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."