sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Crítica de TV: Battlestar Galactica: The Plan

The Plan é um longa metragem produzido após o fim da série Battlestar Galactica, uma das melhores séries da televisão já feitas, conforme meus comentários aqui e aqui. O objetivo seria explicar qual é o tal do "plano" dos Cylons que é mencionado a cada começo de episódio, com a frase "and they have a plan". De fato, não tinha percebido que essa frase, na verdade, não fazia muito sentido pois o plano dos Cylons era destruir todos os humanos das 11 Colônias.



Eles não tinham como prever que um punhado de sobreviventes permaneceriam vivos - e contra-atacando - por tanto tempo. Assim, realmente fica a pergunta: que raio de "plano" era esse já que o que veio depois da destruição das Colônias não foi um plano, mas sim improviso?

Mas a resposta a essa pergunta era desnecessária. Não me entendam mal: eu abraço qualquer oportunidade de ver Battlestar Galactica novamente. No entanto, apesar de The Plan infinitamente melhor e mais útil do que a vergonha que foi o filme de encerramento de Prison Break, ele me soou como uma espécie de enganação.

Para começar, a roteirista Jane Espenson, teve que se desdobrar para criar um plano e encaixá-lo na série sem desmontar o que já havia sido criado. E ela até consegue ser bem sucedida em sua tentativa.

No entanto, o diretor - e Almirante Adama - Edward James Olmos, de maneira a efetivar o roteiro, teve que se valer de dezenas de trechos  de vários capítulos da série, acrescentando muito pouca coisa nova, na verdade. Assim, o que vemos é uma espécie de resumo de tudo o que aconteceu na série em pouco mais de 1 hora e meia. Vemos cenas que já tínhamos visto exatamente como elas foram ao ar e, então, somos apresentados à revelações discretas sobre o que estava por trás de cada uma delas.

Apesar de eu ter adorado a série, nunca fui viciado o suficiente para ver e rever os capítulos, pelo que essas explicações todas, para mim, eram completamente desnecessárias. Mas até que elas acabam funcionando e não prejudicam a série como um todo. Acabam até acrescentado já que o foco todo agora é no Brother Cavill (Dean Stockwell - excelente ator), um dos melhores personagens da série.

The Plan poderia ser comparado àquela função de "ângulo" que os aparelhos de DVD têm e que permitem, em alguns casos, vermos determinadas cenas sobre outro ponto-de-vista (dos Cylons). Típica função conceitualmente bacana mas que muito pouca gente usa e aprecia.

Mais sobre o filme: IMDB e Filmow.

Nota: 6,5 de 10

Um comentário:

  1. "Destruir todos os humanos das 11 Colônias" era o objetivo e não o plano dos cylons. No restante da crítica, concordo com você.

    ResponderExcluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."