domingo, 4 de julho de 2010

Club du Film - 5.41 - Amadeus


Amadeus foi o oitavo filme do 5º ano do Club du Film (mais sobre o Club ao final desse post). Assistimos ao filme no dia 09.03.10.

Amadeus conta a estória do famoso compositor  Wolfgang Amadeus Mozart e foi o grande ganhador do Oscar de 1985 (o filme é de 1984), com 8 estatuetas no bolso, dentre elas a de melhor filme, diretor, roteiro adaptado e ator coadjuvante. Milos Forman, o grande diretor dos sensacionais O Baile dos Bombeiros e Um Estranho no Ninho, voltou com força total em Amadeus, brindado-nos com a estória definitiva do gênio musical, toda contada em flashback, a partir da visão de Antonio Salieri (F. Murray Abraham, em "oscarizada" atuação), agora louco em um sanatório.

O papel de Mozart ficou para Tom Hulce que, curiosamente, depois de Amadeus, nunca mais fez nada da mesma monta (nem próximo, na verdade). Seu Mozart é jovem, sorridente, completamente histriônico. É engraçado ver sua atuação, especialmente em contraste com a de Abraham, encarnando um invejoso Salieri.

Os cenários são suntuosos e perfeitos, retratando fielmente a Viena do século XVIII. A direção é extremamente segura e a música, claro, uma delícia de se ouvir.

O filme é baseado em uma peça de teatro de Peter Shaffer que, por sua vez, é baseada de forma livre na vida dos dois compositores acima. No entanto, não interessa o quanto essa cinebiografia é ficcional (não sou nenhum expert sobre a vida de Mozart, longe disso), ela realmente é dirigida com a força e convicção da realidade. Talvez com exceção dos trejeitos exagerados de Tom Hulce, que podem distrair, o filme parece mesmo trazer para a vida os detalhes do embate entre Mozart e Salieri. Milos Forman é genial.

Se há pecados no filme, talvez eles realmente se limitem à atuação de Hulce que, nem  de longe é ruim, apenas, digamos, estranha e afetada e ao tamanho do filme. Em seus 160 minutos (180 no corte do diretor), Amadeus chega a cansar.


Sobre o Club du Film:

Há mais de quatro anos e meio, em 28 de dezembro de 2005, eu e alguns amigos decidimos assistir, semanalmente, grandes clássicos do cinema mundial. Esse encontro ficou jocosamente conhecido como "Club du Film". Como guia, buscamos o livro The Great Movies do famoso crítico de cinema norte-americano Roger Ebert, editado em 2003. Começamos com Raging Bull e acabamos de assistir a todos os filmes listados no livro (uns 117 no total) no dia 18.12.2008. Em 29.12.2008, iniciamos a lista contida no livro The Great Movies II, do mesmo autor, editado em 2006. São mais 102 filmes. Dessa vez, porém, farei um post para cada filme que assistirmos, para documentá-los com meus comentários e as notas de cada membro do grupo.


Notas:

Minha: 8 de 10
Barada: 8,5 de 10
Nikto: 8 de 10

2 comentários:

  1. Só uma correção: a Viena retratada é a do século XVIII, e não XIX, visto que Mozart faleceu em 1791, aos 35 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, que erro terrível! Obrigado por me avisar. Já corrigi!

      Excluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."