sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Crítica de filme: Baraka


Quem tem um player de Blu-Ray e uma televisão de alta definição simplesmente TEM que comprar esse filme. Mesmo que acabe não gostando do filme (acho difícil), ele serve para mostrar o quão sensacional pode ser a imagem 1080p.

O filme, de 1992, não é ficção nem um documentário propriamente dito. Não há palavras nem atores. O diretor, Ron Fricke, passou um bom tempo filmando imagens aparentemente aleatórias do mundo inteiro e, depois costurou-as em um filme. Não há legendas, nenhuma indicação de onde são as imagens (claro, que, com um mínimo de conhecimento geral, é possível identificar boa parte senão todos os locais do filme). É um filme contemplativo, diferente de tudo que eu já tinha visto. É, enfim, belíssimo.

Filmado em 70mm Tood A-O, algo que não era feito há séculos (o formato ficou no ostracismo e foi usado há muitas décadas em filmes como The Sound of Music e Patton), Baraka tece as cenas acelerando-as, filmando de cima, em close, extremo close, de longe em panorâmicas e por aí vai. As imagens parecem aleatórias, como eu disse, mas, na verdade, creio eu, são ligadas por algumas temáticas interessantes: religião, vida selvagem, vida na cidade grande, pobreza e por aí vai. É difícil explicar sem ver o filme ao menos uma vez. A trilha sonora é potente e pontua muito bem o filme.

O que faz de Baraka uma referência em Blu-Ray é que cada quadro do negativo original foi escaneado em 8K, ou seja, em 8.192 pixels. Para se ter uma idéia do que é isso, o arquivo digital final contendo o filme tinha 30 terabytes! Se comparamos com a capacidade máxima de um Blu-Ray, 50 gigabytes (um tera tem 1.000 gigas para os totalmente leigos), até assusta. Se compararmos com os míseros 4,7 gigabytes do DVD então...

A partir desse arquivo gigantesco, extraiu-se o filme em HD que podemos comprar e isso significa dizer que Baraka é, basicamente, a melhor imagem possível para mostrar seu Blu-Ray player para os amigos. Como bônus, o filme é daqueles que te deixam em transe, incapaz de apertar os botões pause e stop do controle remoto. Simplesmente magnífico.

Voltando ao começo: se você tem Blu-Ray e TV em alta definição, levante-se imediatamente e se vire para comprar Baraka (não está disponível no Brasil, infelizmente).

Nota: 10 de 10

2 comentários:

  1. Hoje em dia está disponível sim. É possível encontrar pela Saraiva e pela Livraria Cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Suzana. Sim, realmente agora está disponível! E a continuação - Samsara - será lançada em breve!

      Excluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."