sábado, 27 de setembro de 2008

Mais um dos grandes que nos deixa

Paul (Leonard) Newman foi e sempre será conhecido, para mim, como o ator preferido de minha mãe (talvez junto com Steve McQueen). Ele faleceu ontem, após meses de luta contra um câncer no pulmão, aos 83 anos.

Viveu longamente e viveu bem. Nos deixou obras memoráveis como Cool Hand Luke, Butch Cassidy and the Sundance Kid, The Sting, Towering Inferno, The Hustler, The Verdict, The Color of Money (repetindo o papel que fez em The Hustler) e The Hudsucker Proxy. Suas duas últimas obras para o cinema foram o excelente Road to Perdition em 2002 (foto) e a voz de Doc Hudson em Cars, de 2006, talvez o mais bacana dos personagens do desenho. Ganhou o Oscar de melhor ator por The Color of Money, uma premiação que, com certeza, chegou muito atrasada.

Durante sua vida, Paul Newman não contribuiu apenas para o cinema mas também participou fortemente de campanhas humanitárias, culminando, em 1982, com a criação da linha Newman's Own, de molhos de salada, que logo foi ampliada para pipoca, limonada, molhos de massas e vários outros ítens gourmet. Todo o lucro da venda desses produtos é automaticamente revertido à caridade. Para se ter uma idéia do tamanho da empreitada, até 2006, mais de 200 milhões de dólares já tinham chegado às mãos dos mais necessitados.

Uma grande perda mas, com certeza, sua vida e obra permanecerão vivas nas mentes e corações de todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."