segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2012 - Os mais esperados do ano - parte 1

Tenho visto muitas listas dos melhores filmes de 2012, os mais aguardados do ano. Essas listas, normalmente, têm no mínimo 10 filmes, sendo que já vi de 20 e até mais. Não gosto de fazer listas pois sempre fica alguma coisa de fora mas resolvi tentar novamente. No entanto, limitei-me a escolher 5 filmes apenas, uma tarefa árdua, diga-se de passagem. Seriam os filmes que eu veria em 2012 se eu só pudesse ir ao cinema 5 vezes. A escolha é minha, com base nos meus gostos e creio que não coincidirá com o de muita gente mas é para isso que serve a discussão.

Antes de começar, minhas regras:

1. Somente filmes que serão lançados em 2012 em seus países de origem contam. Assim, por exemplo, Tintim, que foi lançado na Europa em outubro de 2011 e nos EUA em dezembro de 2011, fica de fora.

2. Continuações, prelúdios, re-imaginações, re-adaptações, refilmagens e relançamentos estão fora dessa primeira lista (farei uma segunda só para essa "categoria"). Eu quero é filmes completamente originais. Chega de continuações! Assim, nessa lista, vocês não verão nem The Dark Knight Rises nem The Hobbit.

Faço ressalva, apenas, para as datas de estréia nos EUA e especialmente no Brasil pois, como todos sabem, elas podem mudar.

Vamos lá:

5. The Hunger Games (Jogos Vorazes) - 23 de março nos EUA e no Brasil



O filme, baseado em livro homônimo, coloca a ótima Jennifer Lawrence contra diversos outros jovens em um jogo de vida ou morte em um futuro não muito distante. Imaginem The Running Man só que com roteiro e atuações decentes.

Veja o trailer legendado em português:



4. Bullet to the Head - 13 de abril nos EUA e ainda sem data no Brasil



Duas razões para ver: Stallone no papel principal com uma forma física impressionante (vejam a foto acima) e Walter Hill de volta na direção de cinema, depois de muitos anos (ele dirigiu os dois 48 Horas, Red Heat e Chuva de Milhões, dentre outros). É a estória de um policial e de um assassino que se juntam para descobrir quem matou seus respectivos parceiros. É promessa de muita pancadaria e muito sangue.

E só para não se confundirem: não é refilmagem da obra de John Woo de mesmo nome mas sim adaptação de quadrinhos lançado em 2010.

3. Abraham Lincoln: Vampire Hunter (Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros) - 22 de junho nos EUA e 03 de agosto no Brasil



Preciso justificar? Jura? Leiam o título do filme de novo: Lincoln + vampiros! O único "senão" é que o filme é dirigido pelo louco russo Timur Bekmambetov, de O Procurado. Não é um grande diretor mas, se você viu O Procurado, pelo menos teremos muitos absurdos cinematográficos.

2. Brave (Valente) - 22 de junho nos EUA e no Brasil



No filme original da Pixar depois que Carros 2 foi um desapontamento de crítica e de bilheteria. Não tem como não estar nessa lista. Conta a estória da princesa Merida na Escócia medieval. O trailer tem imagens de tirar o fôlego.

Veja o trailer legendado em português:



1. Django Unchained - 25 de dezembro nos EUA e ainda sem data no Brasil



O melhor filme de 2009, para mim, foi Bastardos Inglórios de Quentin Tarantino. Eu simplesmente adoro os filmes dele e em Bastardos ele conseguiu chegar ao nível de seus primeiros filmes. Em 2012, teremos um faroeste dirigido por Tarantino e um que conta a estória de um escravo (Jamie Foxx) que se torna mercenário depois de ter "aulas" com um caçador de recompensas (Christoph Waltz) e parte para salvar sua esposa de um fazendeiro sulista vivido por Leonardo DiCaprio. Reparem só nesses nomes em uma frase só! E olha que ainda teremos participações de Kurt Russell e de Samuel L. Jackson, dentre outros. Imperdível.

Correndo por fora:

Esses são os filmes que não se encaixaram na minha shortlist mas que tenho muita vontade de ver:

1. Gravity (21 de novembro nos EUA e ainda sem data no Brasil): Alfonso Cuarón fazendo sua primeira ficção científica. Depois do que ele fez em Filhos da Esperança, tenho certeza que será um filmaço. Só não entrou na minha shortlist pois o papel principal é de Sandra Bullock. George Clooney também protagoniza o filme. O filme conta a estória de uma sobrevivente de uma missão espacial para consertar o telescópio Hubble tentando voltar para a Terra.

2. Argo (14 de setembro nos EUA e ainda sem data no Brasil): Ben Affleck dirige esse filme sobre um especialista em resgate que tenta salvar 6 americanos do Irã durante o auge da revolução iraniana. Affleck tem se mostrado um excelente diretor e estórias verdadeiras de resgates têm sempre enorme potencial cinematográfico, especialmente se os atores forem Bryan Cranston e John Goodman (além do próprio Affleck, o que, na verdade, é um ponto negativo para o filme).

3. Hotel Transylvania (Hotel Transilvânia) (21 de setembro nos EUA e ainda sem data no Brasil): O destaque desse desenho é a direção do brilhante Genndy Tartakovsky, que nos trouxe os excelentes desenhos para TV, O Laboratório de Dexter, Samurai Jack e Clone Wars (não de computação gráfica mas os micro-episódios que são MUITO melhores que a série atual). A estória, que envolve monstros famosos como Drácula, nem me importa tanto...

4. The Raven (9 de março e ainda sem data no Brasil): Na linha de Anônimo (que eu já vi e adorei - escreverei em breve a crítica), The Raven conta a estória dos últimos dias de Edgar Allan Poe (um de meus autores favoritos e que será vivido pelo ótimo John Cusack) perseguindo um serial killer. James McTeigue dirige, o que não é muita razão para celebração.

5. Battleship (18 de maio nos EUA e 11 de maio no Brasil): Esse filme, que, por incrível que pareça, é baseado naquele famoso jogo chamado Batalha Naval, estava na lista dos que eu menos queria ver em 2012. Aos poucos, porém, por seu puro "valor idiotizante", acabou entrando na minha lista de "filmes de interesse". Tem Liam Neeson batalhando ETs em navios. Trash total mas sei que vou me divertir.  

É isso aí. Comentários, críticas, sugestões de filmes? Mandem para cá!

Um comentário:

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."