terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Crítica de filme: The Adventures of Tintin (As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne)


Esse é o Spielberg que eu gosto. Ainda que eu aprecie seus filmes mais adultos, sentimentais, poucos "eventos cinematográficos" me fazem mais felizes do que a volta desse grande diretor ao estilo do começo de carreira, quando nos brindava com aventuras incríveis com extraterrestres, tubarões ou arqueólogos que usam chicote. As Aventuras de Tintim pode não ser um filme perfeito mas é muito gostoso de se assistir, com alguns momentos verdadeiramente brilhantes.

Para os poucos que não sabem, Tintim é um personagem de quadrinhos criado em 1929 pelo famoso escritor e desenhista belga George Remi (1907-1983), que escrevia sob a alcunha de Hergé. Os vários livros publicados venderam centenas de milhões de cópias no mundo todo, sendo que o personagem, claro, é especialmente conhecido na Europa. Apesar de nunca ter sido fã do personagem (gostava e gosto mais de Asterix), eu já li todos os livros do garoto jornalista Tintim que percorre o mundo em aventuras detetivescas acompanhado de seu cachorro branco Milou e do Capitão Haddock, um barbudo grosseiro que adora uma garrafa. Escrito em uma época em que o politicamente correto ainda não era tão presente (se é que era presente de alguma maneira), Tintim, apesar da idade tenra, andava de revólver em punho e seus pais nunca apareciam. Hoje, sua relação com o capitão Haddock - apenas amigos, devo deixar claro - escandalizaria os hipócritas vigilantes da correção politica, especialmente pelo fato do capitão ser um bêbado bem mais velho que só fala impropérios. Além disso, alguns livros mostram Tintim caçando animais que hoje estão em extinção e até tendo uma atitude levemente racista. Não é que eu aprove isso mas, inevitavelmente, Hergé escrevia refletindo o tempo em que vivia pelo que alguma tolerância é necessária. Caso contrário, temos que queimar os livros de Monteiro Lobato (aliás, já até tentaram bani-los das escolas).

Mas, voltando ao filme, apesar de Tintim já ter sido objeto de duas séries de televisão animadas e uma meia dúzia de longas metragens, essa foi a primeira vez que ele foi levado às telonas de forma grandiosa, com grande orçamento e pelas mãos de produtores de peso (Steven Spielberg e Peter Jackson). Como matéria-prima, os dois decidiram fazer uso de três estórias do personagem, Os Caranguejos das Tenazes de Ouro, O Segredo do Licorne e O Tesouro de Rackham, O Terrível, e se utilizar da tecnologia de captura de performance, em que atores de verdade atuam e, depois, os magos do computador, colocam uma camada de computação gráfica em cima, no estilo dos terríveis desenhos de Robert Zemeckis (O Expresso Polar, A Lenda de Beowulf e Os Fantasmas de Scrooge).

A boa notícia, porém, é que, nas mãos de Spielberg e de Jackson (esse último um especialista no bom uso dessa tecnologia, vide os personagens Gollum e King Kong), As Aventuras de Tintin é o melhor desenho feito com captura de performance. É muito superior a qualquer coisa que tenha visto antes, mostrando, finalmente, que essa tecnologia pode dar certo, ainda que eu não entenda exatamente para que ela serve em um desenho (mais sobre isso no final).

Assim, não só os visuais do filme são incríveis, com um nível de detalhe rivalizando qualquer filme em computação gráfica da Pixar, como também os personagens parecem efetivamente vivos e extremamente representativos dos amados personagens no desenho de Hergé. Nada de "olhos mortos" como em Beowulf, nada de movimentos sem movimento como em O Expresso Polar. Sai a desanimação e entra, finalmente, gente que sabe fazer uso da tecnologia.

Sobre a trama, ela conta a estória de Tintim (Jamie Bell), um jovem jornalista que, depois de comprar um navio em escala para enfeitar seu apartamento, vê-se perseguido por várias pessoas interessadas em comprá-la. Obviamente, o pequeno navio, chamado Licorne (ou Unicórnio para usar uma palavra mais conhecida), esconde um segredo valioso que Sakharine (Daniel Craig) quer de qualquer maneira. No desenrolar da estória, depois de esbarrar com os investigadores Dupont e Dupond (vividos Nick Frost e Simon Pegg), Tintin acaba fazendo amizade com o capitão beberrão Haddock (Andy Serkis), que o ajuda na aventura. Juntos, eles passam por sobrevoos em desertos, fugas de cidades, tiroteios em navios e duelo de guindastes, tudo e mais flashbacks para o tempo das caravelas.

A comparação que imediatamente vem à cabeça é com Indiana Jones. E, de fato, aqueles que levantaram essa bola têm razão. A sensação que o filme passa é daquelas aventuras leves encabeçadas pelo famoso arqueólogo. É, definitivamente, Steven Spielberg voltando aos seus tempos de aventuras descompromissadas.

Aliás, a mágica de Spielberg se mostra claramente presente na magnífica cena da fuga de Bagghar, no Marrocos. Nessa longa cena quase que feita em uma só tomada, vemos a câmera passear por Tintin, Haddock, Milou, os perseguidores e um falcão (importante nessa parte do filme). É algo de tirar o fôlego. Mas o que faz essa cena ser realmente algo fora desse mundo é a estória paralela que ela conta. Prestem atenção na questão da escassez de água forçada pelo rico mercador Omar Ben Salaad (Gal Elmaleh) para manter o controle sobre o povo e como Tintin lida com isso, ainda que sem total consciência do que está fazendo. Esse momento é cinema em seu mais puro estado de encantamento, algo que poucos diretores conseguem fazer.

A sequência dos créditos de abertura é outra coisa que não se pode perder pela sua simplicidade e eficiência, além de já demonstrar o potencial da trilha sonora de John Williams que funciona muito bem ao longo do filme, sem interferir demasiadamente na estória como em Cavalo de Guerra. Aliás, a sequência em seguida à abertura até a chegada dos irmãos Dupont e Dupond é recheada de easter eggs para os fãs do personagem. São tantos que nem dá para contar.

E o trabalho de voz dos atores? Diferente de outros filmes que usam gente conhecida, as vozes em Tintin (pelo menos na versão original) não distraem. É difícil apontar para a tela e dizer "ouve só, é o Daniel Craig". E é assim que os trabalhos de voz têm que ser: discretos e que não chamem atenção para si mesmo além do que é necessário para a trama.

No entanto, o filme não é só triunfos. Talvez por ter se baseado em três livros de Tintin (ainda que O Tesouro de Rackham, o Terrível seja continuação de O Segredo do Licorne e ), a estória não deixa de ser confusa e muito cheia de detalhes desnecessários para a trama. O diretor acaba se perdendo no terço final por causa disso. Além desse aspecto, o desespero de Spíelberg para forçar uma continuação faz com que os minutos finais sejam desnecessários. Para que deixar tão claro assim que se quer uma continuação? Por acaso algum filme de Indiana Jones precisou recorrer a isso para que a continuação se justificasse? É Spielberg deixando os maneirismos hollywoodianos infectarem sua obra.

Por último, fica uma pergunta: qual é a razão de se usar a tecnologia de captura de performance para fazer desenhos animados? Entendo perfeitamente que ela seja usada em filmes que mesclam realidade com computação gráfica como a trilogia O Senhor das Anéis, King Kong ou Avatar. No entanto, em desenho ela não se justifica. Afinal, se alguém procura fotorrealismo em um desenho, talvez seja mais interessante fazer um filme com atores reais logo de uma vez. Essa tecnologia, nesse caso, acaba criando um monstro híbrido que não tem outra razão de ser que não a vontade dos produtores e/ou diretor de simplesmente usar a tecnologia porque ela existe. Mas chega de reclamação pois o filme é diversão garantida.

Mais sobre o filme: IMDB, Rotten Tomatoes, Box Office Mojo e Filmow.

Nota: 8,5 de 10

4 comentários:

  1. Não sabia que vc tinha blog.
    Estou procurando um novo colaborar para escrever para o Ccine e estava procurando seu contato para fazer o convite.
    Bom de qualquer forma legal seu trabalho, já havia até colocado nos blogs q recomendo, mas não lembrava.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi, quanto tempo não passo por aqui!

    Seu texto tá incrível! Enfim, vi Tintim também e em IMAX e eu saí completamente maravilhada. Até agora tenho poucas palavras para descrever a beleza daquilo tudo. Foi minha primeira vez em IMAX e foi incrível.

    Tô escrevendo pra um site agora eu o texto do Tintim é meu. Se puder, dá uma lida lá http://lixeiradourada.com

    Beiijos ;*

    ResponderExcluir
  4. Eu já estava a fim de ver esse filme, pois acompanhava o desenho quando criança. Após ler sua crítica só aumentou minha vontade e ansiedade.

    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."