segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Crítica de filme: Bridesmaids (Missão Madrinha de Casamento)

Apesar do título em português ser bem ridículo, ele acaba sendo, também, uma descrição eficiente do que é o filme. Muito elogiado nos Estados Unidos e seguidas vezes indicado como candidato a melhor filme de 2011 em listas não-oficiais e oficiais também (vide, por exemplo, os indicados aos Globos de Ouro), Missão Madrinha de Casamento é um filme de narrativa cambaleante. Ele segue a estória de Annie Walker (Kristen Wiig) e outras quatro madrinhas de casamento e seus preparativos para, obviamente, o casamento. Um resumo ainda mais objetivo sobre essa comédia seria dizer que ela é, pelo estilo de humor, um Se Beber Não Case ou Virgem de 40 Anos (aliás, é dos mesmos produtores desse último) com protagonistas femininos, o que é algo pouco usual e, por isso mesmo, bem-vindo.

No entanto, o filme não é 8ª Maravilha do Mundo como muitos vêm defendendo. Trata-se de uma comédia mais para o lado "pesado", com direito a muitos palavrões e escatologia. Ela é sustentada por um roteiro um pouquinho acima da média escrito por Kristen Wiig que vive a melhor amiga da noiva Lillian (Maya Rudolfph).

O conflito começa quando Helen (Rose Byrne), uma nova amiga de Lilian que é mais bonita, mais talentosa e bem mais rica que Annie, resolve fazer de tudo para dar à Lillian uma experiência inesquecível até seu casamento, incluindo a escolha dos vestidos, a despedida de solteira e a festa em si. Isso enlouquece Annie completamente, levando-a a fazer as maiores barbaridades para tentar impressionar Helen.

Tudo funciona muito bem até a metade do filme. Até lá, é meio que novidade ver mulheres em papéis que normalmente são destinados a homens, com direito até à diarreia no meio da rua. Quando o filme, porém, entra fortemente no drama pessoal de Annie, que antes era feliz, casada e dona de uma confeitaria e agora é infeliz, derrotada e dona de nada a não ser de uma atitude terrível em relação à vida, ele acaba não se sustentando. E não é que o filme não devesse focar na vida de Annie. Afinal, esse é o objetivo do roteiro de Kristen Wiig, egressa do Saturday Night Live, mas a maneira arrastada e, em última análise, sem graça como ela leva a segunda metade do filme não só retira as risadas de nossos rostos como, também, faz com que o filme saia dos trilhos completamente.

Paul Feig, antes quase que exclusivamente diretor de episódios  de séries de TV (na maioria comédias), até imprime um ritmo de série de TV ao filme mas, depois do tempo regulamentar de 45 minutos, ele acaba se perdendo e não consegue mais atrair o público para seu filme. A comédia vira drama e um drama passado, datado, sem o charme que a primeira parte prometia. Também pudera. No alto de seus 125 minutos, Missão Madrinha de Casamento estica ao extremo a já quase inexistente estória, perpetuando cenas que, se mantido o ritmo frenético anterior, até poderiam ser interessantes.

Apesar do filme ser uma promessa que acaba não se cumprindo, esperem continuações já que fez um caminhão de dinheiro nos cinemas e até mesmo premiações, considerando sua onipresença na lista dos queridinhos do ano passado.

Mais sobre o filme: IMDB, Rotten Tomatoes, Box Office Mojo e Filmow.

Nota: 6,5 de 10

7 comentários:

  1. Que maravilha ler tua crítica! Estava cansado das babações de ovo de algumas pessoas em relação a esse filme, só pela citação e indicação no Globo de Ouro.

    ResponderExcluir
  2. Como você pode ter se dado ao trabalho de assistir a um filme desse. a começar pelo título é muito ridículo e estória então mais sem graça ainda.

    ResponderExcluir
  3. Luiz, bom saber que não estou sozinho!

    Sebastião, você tem toda razão mas como eu poderia imaginar que, depois de todos os elogios que esse filme recebeu, que ele não seria nada de mais? Eu tinha que conferir!

    Abraço,
    Ritter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, com tanta gente elogiando, fiquei curiosa. Como sempre, o que a maioria gosta, eu detesto. Eu odiei este filme.

      Um sugestão de filme sobre casamento: Casa comigo? esse é mais legal.

      Abraços

      Excluir
    2. Meu Deus, mulher, "Casa Comigo?" É uma das piores comédias românticas já feitas na história do cinema, por que não tem nada de comédia e muito menos de romance.

      "Bridesmaids" é uma ótima comédia por que faz rir e ponto. Mas com cenas em excesso e mais longas do que o ideal, de fato não pode ser considerado, nem de longe um dos melhores do ano. Apenas destaca-se diante de tantas comédias pálidas que são feitas aos montes.

      Excluir
  4. valeu meu caro você está certo vá em frente

    ResponderExcluir
  5. Comparado bastante com Se Beber, Não Case!, o trabalho do diretor Paul Feig acerta justamente naquilo que o longa estrelado por Bradley Cooper também acertava: na boa habilidade de transformar o óbvio em diversão. Algo que nos conforta é o grande desempenho do elenco, entre os protagonistas encontram Melissa McCarthy e Kristen Wiig, que também participou em Caça-Fantasmas. É bem verdade que o humor é típico dos americanos e há muitos elementos que não consegue identificar, no entanto, penso que é uma questão de ser flexível sobre isso.

    ResponderExcluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."