domingo, 30 de novembro de 2008

Decepção


Decepção não é a tradução de Deception, filme que vi com amigos em Blu-Ray há alguns dias, mas é o que senti ao seu fim. Pensando bem, sua tradução literal, Embuste, também descreve meus sentimentos sobre o filme.

O filme é dirigido pelo estreante Marcel Langenegger e é estrelado por Hugh "Wolverine" Jackman (no papel de Wyatt Bose) e Ewan "Obi-Wan" McGregor (no papel de Jonathan McQuarry). A premissa é interessantíssima: Bose, um advogado, aborda McQuarry, um contador , enquanto este último faz a análise contábil do escritório onde o primeiro trabalha. Os dois travam um bate papo interessante e acabam amigos. McQuarry, mais humilde, começa a viver a vida milionária de Bose e, em determinado momento, sem querer, o contador troca de telefone celular com o advogado. O telefone do advogado é uma ferramenta de encontros às cegas, em que mulheres solteiras (ou não) ligam para o número e perguntam se Bose está "disponível". Tudo por uma noite de sexo sem compromisso. McQuarry, muito retraído normalmente, acaba entrando na brincadeira e passa a usufruir da chamada "The List". Sempre que recebe uma ligação, passa a noite com a mulher que ligou. Enquanto isso, Bose está viajando a negócios e estimula McQuarry a continuar usufruindo do telefone enquanto ele não volta. Mas as regras da "The List" são: nada de nomes, nada de conversa. Seria perfeito se McQuarry não se apaixonasse por uma das mulheres com quem entra em contato.

Daí em diante, o filme se torna um thriller que brinca em torno das percepções. O jogo, na verdade, é o título do filme e contar muito mais que isso é "spoiler". 

No entanto, essa premissa para lá de bacana acabando se tornando um filme rasteiro, de resolução óbvia e forçada, sem qualquer valor para o espectador. Uma grande idéia e um grande elenco foram desperdiçados por que o roteirista Mark Bomback (que escreveu Die Hard 4, certamente longe de ser um primor em termos de estória) acabou escolhendo o caminho mais fácil. O terceiro "ato" do filme é tão fraco que estraga o divertimento que são as duas primeiras partes. 

Não vale à pena o esforço nem de alugá-lo para uma noite chuvosa...

Nota: 4 de 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."