segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Crítica de show: Rock in Rio 2011 - Dia final (02 de outubro)


Como eu comprei dois ingressos do Rock in Rio antes de saber o line-up, acabei escolhendo meu segundo dia pela presença do Guns N' Roses. Com Metallica no dia do Metal, o primeiro dia já havia sido decidido facilmente. Sobre o Guns, já assisti a três shows deles, inclusive com a imbatível formação original. Desde que eles brigaram e o Guns passou a ser composta apenas pelo excêntrico Axl Rose, com outros componentes aleatórios, perdi o interesse neles. Mas não posso negar que Appetite for Destruction e G N' R Lies são dois clássico do rock.

Mas vamos aos meus comentários sobre o último dia do Rock in Rio IV:


Palco Sunset:

1. Titãs + Xutos & Pontapés:

Chegamos minutos antes de começar Titãs, exatamente nosso objetivo. Com esse show, ficou mais claro ainda na minha cabeça que essa divisão em dois palcos não faz muito sentido artístico. Pode até ser que, por razões operacionais, seja melhor ter dois palcos separados mas aí, a escolha tem que ser melhor, mais criteriosa. Deixar Detonautas e Pitty no Palco Mundo e relegar os Titãs (por duas vezes) ao Palco Sunset é, no mínimo, uma falta de respeito.

E, de fato, os Titãs fizeram um ótimo show de uma hora, junto com os "patrícios" do Xutos & Pontapés. Tocaram clássicos do grupo como Cabeça Dinossauro, Comida, Bichos Escrotos, Aa Uu  e Polícia, empolgando a galera. Mesmo os sucessos - que não conheço - do grupo português foram muito bem escolhidos e complementaram bem o show. Não posso deixar de lembrar, pois me fez rir, o vocalista do Xutos cantando o refrão de Polícia com o peculiar sotaque português. Muito divertido!

Nota: 8 de 10

Palco Mundo:

1. Evanescence:

Continuando a estória que mencionei em meus comentários sobre o Dia do Metal, minha ignorância musical é impressionante. Somente havia ouvido falar de Evanescence e, o que vi no palco Mundo do Rock in Rio (com 15 minutos de atraso pois resolvi ficar até o fim do show do Titãs) foi uma mistura de rock gótico com rock "farofa" (não considero isso um demérito, que fique claro) que muito me agradou. A voz de Amy Lee é poderosa e tem enorme presença, ainda que as músicas em si não cheguem a empolgar. Mas acho que é o estilo em si que talvez não funcione bem em palcos gigantes e plateias de 100 mil pessoas.

De toda maneira, o Evanescence fez um show competente e deu vontade de conhecer mais sobre a banda.

Nota: 7 de 10

2. System of a Down:

Não tinha a menor ideia do quanto o System era conhecido por essas bandas. Quando a banda de metal entrou no palco e começou a cantar, toda a plateia explodiu e acompanhou as letras de protesto com muita competência, do começo ao fim. Eu fiquei "boiando" completamente.

Mas nem por isso deixei de gostar. Aliás, gostei muito de SOAD. O vocalista (Serj Tankian) tem uma amplitude vocal muito grande mas não chega a "vomitar palavras" como faz Corey Taylor no Slipknot (ok, faz parte do estilo) e isso me agradou muito. Além disso, Serj parece um cara normal, não um metaleiro, outra mudança bacana do padrão. Com isso tudo, dá realmente para entender as letras e apreciar as melodias. Não que o Slipknot seja ruim, muito ao contrário (vejam meus comentários sobre eles aqui), mas apenas que o SOAD me agradou musicalmente muito mais.

Por outro lado, o SOAD como um todo não faz aquele espetáculo quase que histriônico do Slipknot e, sem isso, acaba tendo menos presença de palco. Isso não é um problema, na verdade, apenas uma constatação. Serj não tem o carisma de um Bruce Dickinson ou mesmo de um James Hetfield, mas o show, como um todo foi muito bom.

O maior defeito da apresentação, porém, foi que ela "caiu" um pouco no terço final e isso não foi uma constatação só minha. Estava cercado de fãs enlouquecidos do grupo e mesmo eles não estavam muito empolgados nessa parte. Talvez o show tenha sido longo de mais, algo como 90 minutos, 30 minutos a mais do que o tempo regulamentar.

Nota: 8,5 de 10

3. Guns N' Roses:

Prezado Sr. Axl Rose:

Se quiser fazer um bom show de rock, volte às suas raízes, por favor. Você tem potencial ainda e suas apresentações clássicas, com o grupo original, eram incríveis. Segue uma lista do que não fazer:

a) Eu sei, chuva é um chateação mas nunca, em circunstância nenhuma, atrase o show por 1h40' por causa disso ou por qualquer outra frescura. Isso é um DESRESPEITO aos fãs que estão lá te esperando. Não tem desculpa para isso e, se por acaso isso for absolutamente necessário por razão de vida ou morte, ao menos PEÇA DESCULPAS NO PALCO AOS SEUS FÃS;

b) Continuando no tema "chuva", o Sr. não é feito de açúcar. Não tem razão alguma para entrar no palco vestido de banana madura gigante. Ficou ridículo;

c) Não comece com Chinese Democracy. Entenda que esse é seu pior disco de longe. Comece com Welcome to the Jungle. Até o título da música faz mais sentido para o início de um show seu;

d) Não reclame da vida e dos equipamentos o tempo todo. Seja menos rabugento. Há roqueiros muito mais velhos que você que não ficam enchendo a paciência com esses preciosismos;

e) Você está ficando velho. Não tente fazer com sua voz hoje o que você fazia na década de 80. Fica só patético. Adapte-se;

f) Não contrate três guitarristas que, apesar de bons (especialmente o barbudo) não lambem as botas do Slash;

g) Ainda no tema "guitarristas", por favor, POR FAVOR, não contrate um cara que imita o Slash em aparência. Você precisava mesmo contratar um cara que usa cartola preta e toca com um cigarro na boca???

h) Não faça o show durar 2h20' simplesmente para fazer o show mais longo do Rock in Rio. Toque ainda mais clássicos e não mande seus músicos tocarem quatro solos bastante desnecessários, especialmente um com a música tema da Pantera Cor-de-Rosa. Além disso, o "solo" de piano acho que minha filha pequena, que não toca piano, conseguiria aprender com 15 minutos de aula...

i) Ainda no tema acima, concentre-se nos SEUS clássicos. Ok, você fez ótimas versões de Live and Let Die e Knocking on Heaven's Door mas não precisa cantá-los sempre. Experimente os seus clássicos. Assim como você surpreendeu a todos tocando Estranged ontem, poderia ter tocado My Michelle, Reckless Life, One in a Million e outras;

j) Não deixe sua banda soltar um "U2" a troco de nada. Ficou só ridículo...

k) Não faça intervalos curtos entre CADA música. Para que isso? Para torrar a paciência da galera?

Mas, apesar de tudo, Sr. Axl Rose, seus clássicos são REALMENTE clássicos e foi bom ouvi-los ao vivo novamente. Por isso, sua nota não será tão baixa. Apenas não me espere novamente em um show seu pois o item (a) acima - RESPEITO AOS FÃS - é algo que não dá para desculpar.

Nota: 6 de 10

15 comentários:

  1. Sem dúvida, de longe, a melhor crítica que li pelo vasto mundo da internet, sobre o dia 2 do RiR!

    Adorei sua forma cômica, mas direta, ao tocar em assuntos delicados que Axl parece não entender, ainda. Mas isso não é surpresa, tendo em vista suas atitudes estrelistas em quase todo show que faz, por aí. Axl tem um histórico peculiar no Rock in Rio, não era de se esperar algo melhor, lembrando: ele está velho, a tendência é piorar mesmo! rs

    Adorei saber que curtiu o som de minha banda favorita: Evanescence, apesar de não saber o que seria um rock "farofa". Seria aquilo tudo misturado, com excesso de informações mas que quando bem tocado até dá pra curtir? É, uma definição estranha, porém boa, para o som dos caras. Quanto a voz, Amy arrasa e bota no chinelo as popzinhas boazudas que foram, dias antes, no mesmo palco.

    SOAD é um espanto, e até questiono porque não foi escolhido para o dia 25, apesar de achar que seria apagado pela pirotecnia do Slipknot. E não sei se você concorda, SOAD é ótimo, mas politicar sempre as músicas acaba sendo repetitivo.

    Mais uma vez adorei sua crítica, Blogger! Uma ótima noite!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo sua crítica, assim como o R.G estava procurando alguém que tivesse visto o mesmo show que eu vi ontem e não essa lambeção de saco que vi em alguns veículos de comunicação por aí. Coisas como "clássicos do guns empolgam multidão" não cabem mais. Aliás, aquilo que tava ali no domingo era tudo, menos Guns N'Roses. Ali era a Axl Rose Band!

    Foi um show que me surpreendeu negativamente, e não entendi algumas críticas boas demais pro show que foi.

    Não tem desculpa do cara estar velho ou não, como você mesmo falou, ou se adapta ou se aposenta. Temos ai vários músicos nos seus 50, 60 anos com competência pra fazer bons shows (só pra mencionar exemplos: AC/DC e Paul McCartney).

    Sua crítica é de longe a mais lúcida e correta de todas, falou tudo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muita pretenção a tua achar q Axl Rose vai te esperar em um show dele, ele não se importou com 100.000 pessoas, tu achas mesmo que ele se importaria contigo, que não equivale a uma? Que tu pensas que é, para avaliar um show do Axl? Eu to desde as 14:00 hs lendo sobre o show, e tu fostes o unico iguinorante a falar mal do show, um cara que não conhece evanescense, system of a down e chinese democracy, é um tanto leigo pra falar de musica, uma dica, vai pro show do Justim Bicha, do Cine, ou do Restart..... Esse deve ser o teu genero musical preferido.dele, ele não se importou com 100.000 pessoas, tu achas mesmo que ele se importaria contigo, que não equivale a uma? Que tu pensas que é, para avaliar um show do Axl? Eu to desde as 14:00 hs lendo sobre o show, e tu fostes o unico iguinorante a falar mal do show, um cara que não conhece evanescense, system of a down e chinese democracy (ultimo álbum do Guns n' Roses) , é um tanto leigo pra falar de musica, uma dica, vai pro show do Justim Bicha, do Cine, ou do Restart..... Esse deve ser o teu genero musical preferido.

    ResponderExcluir
  4. Muita pretenção a tua achar q Axl Rose vai te esperar em um show dele, ele não se importou com 100.000 pessoas, tu achas mesmo que ele se importaria contigo, que não equivale a uma? Que tu pensas que é, para avaliar um show do Axl? Eu to desde as 14:00 hs lendo sobre o show, e tu fostes o unico iguinorante a falar mal do show, um cara que não conhece evanescense, system of a down e chinese democracy, é um tanto leigo pra falar de musica, uma dica, vai pro show do Justim Bicha, do Cine, ou do Restart..... Esse deve ser o teu genero musical preferido.dele, ele não se importou com 100.000 pessoas, tu achas mesmo que ele se importaria contigo, que não equivale a uma? Que tu pensas que é, para avaliar um show do Axl? Eu to desde as 14:00 hs lendo sobre o show, e tu fostes o unico iguinorante a falar mal do show, um cara que não conhece evanescense, system of a down e chinese democracy (ultimo álbum do Guns n' Roses) , é um tanto leigo pra falar de musica, uma dica, vai pro show do Justim Bicha, do Cine, ou do Restart..... Esse deve ser o teu genero musical preferido.

    ResponderExcluir
  5. Hahaha...esse Sr.anônimo pelo visto não assistiu ao show do Axl e nem leu as críticas. É só entrar no Whiplash, Twitter, FB que vai descobrir que ninguém gostou do show.

    Eu acho até que a nota do autor do blog e muito bondosa, na minha opinião seria nota 4.

    Tá certo que o Axl não tá nem aí para eu, para o autor ou mesmo para você, mas é bom divulgarmos para que os brasileiros não sejam mais ingenuos de pagar um absurdo para ir a um show de baixa qualidade do Sr. Axl Rose, falo Axl Rose pq ele não devia nem usar o nome Guns N Roses para a bizarrice ele.

    Concordo com o autor, Axl não deveria tentar cantar como se ele ainda tivesse 25 anos de idade, chega a ser ridículo a quantidade falhas na voz dele, nas músicas "novas" do Chinese até que ficou razoável pois não forçou tanto a voz.

    Outra fato sem noção do show, o guitarrista com capacete de Stormtrooper que errou 3x o solo de Welcome to the Jungle.

    Axl errou a letra de November Rain se precipitando em um determinado momento, aí dps não cantou a parte final.

    Enfim muito decepcionante...

    Em abril teve show do Slah aqui em Curitiba e eu fui, fica nítido a diferença entre Axl e Slash, Axl está numa decadência desde o fim do GNR original e o Slash cresceu musicalmente, o próprio vocalista Myles Kennedy canta melhor as músicas do Guns do que o Axl.

    O Duff também faz um ótimo trabalho em sua banda Loaded.

    Fiquei me sentindo mal até ontem por ver o estado do Axl, apesar de tudo torço para que ele se recupere e volte a fazer shows e discos de qualidade.

    Já o show do System of a down, para mim foi perfeito, o melhor show do festival, os caras mandaram muito bem!! Nota 10 para eles.

    ResponderExcluir
  6. Cara, li e respeito sua critica. eu fui ao show. Sou fã de carteirinha do axl. Porem é verdade que ele esta ficando velho, esquecendo letra das musicas, mas ele é ele. Fa de verdaed nao se importa. Ele é uma lenda viva, Quanto ao guitarrista ,apenas serviu pra mostrar que ninguem é insubstituivel. JA quanto a chuva, concordo que ele nao rpecisava entrar todo de "banana" como se referiu, mas pedir desculpas ai já é demais, pois ele nao manda no tempo... Gostei do show, poderia ser melhor, mas assim como ele todos os outros nao pediram desculpas. Voce vai a um show pra assitir independente do que vai acontecer, entao quem foi pagou pra ver....
    Criticas sempre vão existir, porem quem curte e gosta nao se importa e nem se importará...
    GNR é a voz do Axl e sempre será... Poderia ter sido um show melhor, porem tem coisas que nao vão mudar...
    Mas gostei de sua critica...
    Escorpius!!!

    ResponderExcluir
  7. Cara, li e respeito sua critica. eu fui ao show. Sou fã de carteirinha do axl. Porem é verdade que ele esta ficando velho, esquecendo letra das musicas, mas ele é ele. Fa de verdaed nao se importa. Ele é uma lenda viva, Quanto ao guitarrista ,apenas serviu pra mostrar que ninguem é insubstituivel. JA quanto a chuva, concordo que ele nao rpecisava entrar todo de "banana" como se referiu, mas pedir desculpas ai já é demais, pois ele nao manda no tempo... Gostei do show, poderia ser melhor, mas assim como ele todos os outros nao pediram desculpas. Voce vai a um show pra assitir independente do que vai acontecer, entao quem foi pagou pra ver....
    Criticas sempre vão existir, porem quem curte e gosta nao se importa e nem se importará...
    GNR é a voz do Axl e sempre será... Poderia ter sido um show melhor, porem tem coisas que nao vão mudar...
    Mas gostei de sua critica...
    Escorpius!!!

    ResponderExcluir
  8. R.G., Rodrigo e Diego: obrigado por seus comentários. Fico feliz que tenham gostado da crítica. E, de fato, revendo meu comentário, acho até que fui mesmo bonzinho demais com a nota. Mas agora ela já foi dada. Voltem sempre!

    Primeiro Anônimo: Você não merece uma resposta. Aprenda com o Segundo Anônimo a escrever algo que faça sentido.

    Segundo Anônimo: Quando recebo comentário de alguém que discorda do que escrevi, na maioria das vezes ele vem acompanhado de impropérios. Você é uma honrosa exceção e, por isso, merece todo o louvor. Você não só soube demonstrar respeito com a opinião de terceiros como, também, trouxe argumentos para justificar sua discordância. E seus argumentos fazem sentido completamente. Não concordo com eles mas acho que fazem sentido. Também sou fã do Guns (esse foi meu quarto show da banda) mas nem sendo fã eu consegui gostar do show como você gostou. Pior para mim, na verdade. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  9. O Melhor Show Foi do System Of A Down De Longe....
    Tocaram muito .. Serj Tankian Põe o Axl Rose No Bolso facinho.
    Escute a Musica Chop suey, Psycho,Sugar,Toxicity, Deer Dance e em Lonely Day o Guitarrista Daron Malakian Até se assusta Porque o Público canta a Introdução muito Alto Confiram......
    S.O.A.D. Melhor Show Vai voltar Concrteza m 2013 e Eu Vou. (:

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da sua opinião, e concordo com ela. Queria saber sua opinião sobre os shows do Marilyn Manson e se você concorda comigo que ele deveria estar no proximo RiR. Valeu.

    ResponderExcluir
  11. porra brincadeira.quando o guns n roses entrou no palco,pra fazer a unica apresentação no rock n rio.
    não era guns n roses de verdade,era axl e seus amigos,naõ a formação original.

    ResponderExcluir
  12. VAI SE FUDE,ANTES DE FALAR DO AXL ROSE,SEU OTARIO

    ResponderExcluir
  13. voçe diz que slipknot tem mais fãns que system of a down? ainda sim fica comparando serj tankian com esses caras do slipknot que so sabem gritar

    ResponderExcluir
  14. Axl é o cara! Isso é fato!

    ResponderExcluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."