sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Crítica de TV: Entourage - 2ª Temporada

A primeira temporada de Entourage, que comentei aqui, nos apresenta a Vincent Chase (Adrian Grenier) ator em carreira ascendente, e sua entourage, composta por seu irmão e ator esquecido, Drama (Kevin Dillon em ótimo papel), seu melhor amigo Eric (Kevin Connolly) e Turtle (Jerry Ferrara) o “faz tudo”. O excelente Jeremy Piven também é importante personagem, o agente de talentos Ari Gold.

Vincent e seu grupo, no final da primeira temporada, vão para New York participar de uma filmagem de um filme cabeça de um diretor extremamente autoral. A segunda temporada começa uns meses depois, com a trupe voltando para Los Angeles depois da filmagem.

Segue, então, a insistência de Ari em Vincent fazer o papel principal na filmagem de Aquaman, dirigido por nada mais nada menos que James Cameron (que aparece fazendo o papel dele mesmo em vários episódios). O que se sucede, porém, vai da negativa de Vincent em aceitar o papel, a luta de Ari e Eric para que aceite e tudo o mais que efetivamente deve acontecer em bastidores de filmes dessa monta. Fofocas, casos antigos, brigas de agentes, gastos desenfreados, reuniões com os atores e muito mais.

O mais bacana dessa temporada – e os produtores e roteiristas caminharam um caminho difícil mas recompensador aqui, já explico o porquê – é que ela mostra as “Hollywoods” que existem além de Hollywood. São episódios sobre o festival Sundance em Park City, Utah, outros sobre a enorme convenção de quadrinhos Comic-com em San Siego e por aí vai.

Classifiquei de “caminho difícil” pois, com isso, os roteiristas e produtores correram o risco de tornar o programa muito de nicho, de difícil entendimento para quem é de fora desse meio Hollywoodiano. Por mais famosos que sejam Sundance e Comic-com, poucos efetivamente de fora ou desinteressados por cinema/quadrinhos conhecem o festival e a convenção e sua importância para a indústria. Mas acredito que os realizadores de Entourage conseguiram escapar desse possível “tiro no pé” e apresentaram as situações de forma inteligente e engraçada.

Entourage é uma série despretensiosa mas que revela efetivamente o que está pelos bastidores de uma das indústrias mais interessantes do mundo. Qualquer um que tenha interesse em cinema deveria assistir Entourage. Na verdade, mesmo aqueles que não necessariamente se empolgam com esse mundo terão em Entourage um bom divertimento.

Nota: 8,5 de 10

2 comentários:

  1. Criticando a segunda temporada ainda? Um pouco atrasado não acha? Acabou a temporada seis já. haha

    ResponderExcluir
  2. É a falta de tempo. Sei que já está na seis lá fora. As outras quatro temporadas estão aqui na minha lista de "a assistir". Junto com as temporadas 4, 5 e 6 de Sopranos...

    ResponderExcluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."