domingo, 27 de setembro de 2009

Club du Film 4.24 - Raiders of the Lost Ark (Os Caçadores da Arca Perdida)

O 24º filme do ano IV do Club du Film, foi Raiders of the Lost Ark (Os Caçadores da Arca Perdida), assistido em 03.09.09. O filme dispensa apresentações mas, para quem vive em Marte, trata-se de um clássico oitentista de aventuras, dirigido por Steven Spielberg e produzido por George Lucas, em 1981, estrelando Harrison Ford no inesquecível papel do arqueólogo Indiana Jones, Karen Allen como Marion e John Rhys-Davies como Sallah.

Curiosamente, apesar de todo o apelo para uma criança da idade que eu tinha em 1981, só cheguei a ver esse filme arrastado pela mãe de um amigo meu e meu amigo no finado Drive-In da Lagoa Rodrigo de Freitas. Foi sensacional e a cena da pedra rolando atrás de um esbaforido e desesperado arqueólogo ficou para sempre em minha mente. Foi Caçadores que me ensinou que arqueólogos usam chapéus e jaquetas de couro, além de chicotes e revólveres. Não gostam de cobras e sabem lutar como ninguém. Foi Caçadores que, muito mais que Superman, Tubarão e Guerra nas Estrelas, me mostrou que um filme de ação pode ser inteligente e cativante.

Como é possível esquecer da cena em que Indiana, ao se deparar com um enorme guerreiro árabe com uma cimitarra, faz uma cara de enfado, saca sua arma e fuzila o cara, logo dando as costas? E a cena da luta à base de socos e pontapés ao lado do avião nazista? E a perseguição com os caminhões? E o Templo das Almas cheio de cobras ameaçadoras?

Caçadores foi uma homenagem de Spielberg e Lucas às estórias pulp da década de quarenta nos EUA. Mas, muito mais que isso, foi um presente à toda uma geração, presente esse que se repetiu com a mesma qualidade por mais três vezes (sim, três vezes pois, por mais que possam reclamar de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, o filme me fez voltar no tempo, para 1981).

Caçadores é, basicamente, o filme de ação em relação a que todos os outros têm que ser comparados. Nada de edições confusas, que não permitem que o espectador saiba quem é quem. Nada de cortes rápidos, nada de close-ups extremos de cenas que obviamente precisavam de alguma distância. Caçadores é, talvez mais do que um dos símbolos da minha infância e da infância de todo mundo que nasceu na década de 70, uma aula de cinema que deu e continua dando filhos - dezenas e dezenas - bons e ruins até hoje. É um daqueles momentos que definem a estória do cinema, assim como tantas outras obras lembradas e admiradas todos os dias por quem gosta de cinema.

Sobre o Club du Film:

Há pouco mais de três anos e meio, no dia 28 de dezembro de 2005, eu e alguns amigos decidimos assistir, semanalmente, grandes clássicos do cinema mundial. Esse encontro ficou jocosamente conhecido como Club du Film. Como guia, buscamos o livro The Great Movies do famoso crítico de cinema norte-americano Roger Ebert, editado em 2003. Começamos com Raging Bull e acabamos de assistir a todos os filmes listados no livro (uns 117 no total) no dia 18.12.2008. Em 29.12.2008, iniciamos a lista contida no livro The Great Movies II do mesmo autor, editado em 2006. São, novamente, mais de 100 filmes. Dessa vez, porém, tentarei fazer um post para cada filme que assistirmos, com meus comentários e notas de cada membro do grupo.

Notas:

Minha: 10 de 10
Klaatu: 10 de 10
Barada: 10 de 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."