segunda-feira, 4 de abril de 2011

Crítica de filme: Sucker Punch (Sucker Punch - Mundo Surreal)

Sucker Punch - Mundo Surreal é o resultado de uma diarréia cerebral de Zack Snyder, em que ele misturou tudo o que ele já viu passar na frente dele em uma mixórdia pastosa de coloração parda. Alguém tinha que ter receitado uma dose tripla de Imosec para ele no momento em que leram o primeiro tratamento desse roteiro.

Mas parece que Hollywood não tem bons médicos ou mesmo gente de bom senso. Deixaram Snyder seguir em frente com seu desarranjo audiovisual, investindo 82 milhões de dólares, além de anúncios e trailers em abundância.


A idéia básica de Snyder foi a seguinte: vamos pegar meninas bonitas vestidas de maneira sexy (ou melhor, fetichista ou sadomasoquista, para usar adjetivos mais adequados) e colocá-las em um ambiente de fantasia sem regras (estilo Matrix) em que elas têm que lutar com espadas, armas de fogo, aviões e exoesqueletos contra tudo que há de padrão em filmes de ação: samurais (aqui, samurais gigantes, vejam que original!), soldados zumbis e dragões. Ou seja, tudo que ele achava que a galera nerd (sem qualquer demérito aqui pois eu me considero um) pagaria seu peso em ouro para ver.

Não é nem que Sucker Punch seja inteiramente desprovido de qualidades. Snyder nos dá belos momentos de apuro visual com seus ótimos efeitos de câmera lenta (sem sarcasmo aqui, gosto mesmo desses efeitos dele). Ele ainda faz uma abertura muito eficiente, o que não me surpreende já que ele fez uma das melhores aberturas de filme que já vi, em
Watchmen. Os efeitos especiais, da mesma maneira, são um deleite e, particularmente em relação ao dragão, acho que é a primeira vez que vejo um feito de maneira convincente em filme. Mas é só, infelizmente. 



Snyder, que co-escreveu o roteiro, nos entrega um trabalho inacabado e um tanto apressado, com personagens ralos e com quem dificilmente nos identificamos. A estória se segura em um fiapo: uma orfã (Baby Doll, vivida por Emily Browning) é internada em hospício e lá foge para o interior de sua própria mente e tem aventuras fantásticas por um "mundo surreal" (só para utilizar - aqui com altas doses de sarcasmo - o desnecessário subtítulo em português). A idéia em si é até interessante e, se Snyder tivesse se preocupado em construir uma estória minimamente sustentável ao redor do espetáculo visual que é Sucker Punch, o filme seria épico. Vejam Avatar, por exemplo. Estória básica, sem nenhuma originalidade mas com uma razóavel profundidade de personagem e de encadeamento de raciocínio. Somado ao visual deslumbrante, o resultado foi um filme inesquecível.


Em Sucker Punch, a promessa era boa, uma espécie de ego trip do próprio diretor que, até então, havia feito somente bons filmes (Madrugada dos Mortos, 300 e Watchmen). Seu último esforço, o filme animado A Lenda dos Guardiões, já mostrava um pouco da falha de roteiro que, em Sucker Punch, fica dolorosamente evidente. Nem mesmo as participações de Scott Glenn, Carla Gugino e Jon Hamm (esse fazendo uma ponta de alguns segundos) ajudam nesse filme pois eles são apenas pálidos esforços em uma multitude de explosões, tiros, pulos, mais explosões, mais tiros e mais pulos.


Ao final de Sucker Punch, há uma espécie de reviravolta que eu cheguei a ter esperança que salvaria um pouco dos resquícios de suco gástrico que havia visto até então mas nem isso Snyder conseguiu acertar. A tal reviravolta foi enfiada no filme como um supositório. Não faz sentido algum. Comparados com os finais de obras mais recentes de Shyamalan, que são terríveis, esse de Sucker Punch ganha um troféu de momento "what the fuck?"...


Agora é esperar o novo filme do Superman, dirigido por Zack Snyder. Tenho esperanças que, até lá, ele já tenha feito uma lavagem...


Mais sobre o filme: IMDB, Rotten Tomatoes, Box Office Mojo e Filmow.


Nota: 3 de 10

9 comentários:

  1. Parabéns! Adorei sua critica, concordo plenamente, esse filme com certeza foi um dos piores que já vi... parecia uma fase de game interminável, pulos, rodopios e roupas curtissimas pra prender atenção dos adolescentes alvo do filme...

    ResponderExcluir
  2. Pelo trailer, me parece um filme muito histérico, visualmente falando. Mas eu confio no Zack Snyder, então, vou dar uma conferida.

    http://salmanogueira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Fiquei doente ao ler esse post!

    Watchmen, para mim o melhor filme baseado numa BD, foi magistralmente adaptado para o cinema o que não se pode ficar só a dever ao seu roteiro soberbo, pois o senhor Snyder fez um grande trabalho conjugando na perfeição: Filmagem, ritmo, diálogos, banda sonora, interpretações e claro uma fotografia excelente, fazendo no fim passar a mensagem essencial...

    O 300 também foi alternativo mas bom e fiquei surpreendido com a fraca qualidade do filme que aqui dás a conhecer.

    Vou confiar em ti e por agora não ver o filme, porque ainda me faltam ver alguns de cretidos firmados (ou não! mas isso logo descubro).

    ResponderExcluir
  4. Mas será que esse filme baterá a fraquidão do Turista?

    E esse novo Superman? Se for tão fraco como o ultimo... ai meu Deus!

    ResponderExcluir
  5. Mesmo não concordando com alguns pontos da sua crítica, gostaria de elogiar o blog, sisplemente não consigo para de ler.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo - Que bom que você concorda. Obrigado por ler o blog!

    Rafael W. - Depois que assistir, volte aqui para fazer um comentário, principalmente se discordar de mim.

    Hernâni - Watchmen é sensacional mas Sucker Punch, para mim, foi um lixo. Mas eu ainda gosto muito do estilo do Zack Snyder.

    Adauto - Muito obrigado pelo elogio. Quando discordar, e isso faz parte do debate, não deixe de voltar aqui para debatermos. Não sou e nem quero ser o dono da verdade. Discutir civilizadamente é uma das coisas que mais me dá prazer.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  7. "Ao final de Sucker Punch, há uma espécie de reviravolta que eu cheguei a ter esperança que salvaria um pouco dos resquícios de suco gástrico que havia visto até então mas nem isso Snyder conseguiu acertar. A tal reviravolta foi enfiada no filme como um supositório. Não faz sentido algum. Comparados com os finais de obras mais recentes de Shyamalan, que são terríveis, esse de Sucker Punch ganha um troféu de momento 'what the fuck?'.."
    você tem certeza mesmo que é "what the fuck?"?
    leia a parte de Spoiler e talvez entenderá mais a história implícita deste filme. http://cinenu.blogspot.com/2011/03/sucker-punch-mundo-surreal.html

    ResponderExcluir
  8. @ Anônimo (logo acima)

    SPOILERS, SPOILERS, SPOILERS

    Obrigado. Bacana a crítica no blog Cinema Nu. Apesar de eu não concordar com tudo, concordo com o fato de que o filme se passa na cabeça de Sweet Pea. Mas é exatamente por isso que eu achei "What the Fuck?". Uma coisa é você construir o filme nessa linha outra completamente diferente é jogar isso para fazer o filme parecer mais do que realmente é: uma colagem de coisas que os fanboys acharão bacana.

    Desde que, há muitos anos, li o conto The Cask of Amontillado de Edgard Alan Poe (brilhante e inesquecível) que essas estorinhas que se passam dentro da cabeça de outras pessoas não me pegam mais. É bonitinho e tal, funciona até bem quando o diretor (e principalmente o roteirista) sabe o que está fazendo mas não foi o caso aqui. Mandaram um final aleatório tipo Shyamalan só para ficar bonito e emprestar algum fator "oh! ah!" ao filme.

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante do filme, só que fiquei meio perdido no final!! Alguém poderia me explicar o que realmente acontece no final do filme?

    ResponderExcluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."