sábado, 19 de julho de 2008

O filme infilmável (ou não?)

Ontem fiz o download do trailer de Watchmen e o assisti umas 10 vezes. Não costumo fazer críticas de trailers apenas mas queria fazer apenas um comentário: duvido muito que Zack Snyder consiga fazer um filme à altura da mais importante HQ já escrita.

E olha que eu gosto muito desse diretor, especialmente depois de 300. No entanto, 300é uma estória linear, óbvia, sem nenhuma complexidade. Foi apenas um exercício estético que Snyder fez - muito bem - e transpôs para a tela aquilo que a galera queria: sangue e valentia.

Watchmen é um animal muito, mas muito diferente. O mais complexo filme de super-herói, o recente e sensacional The Dark Knight, não é nada comparado com Watchmen. A HQ, de 416 páginas, é o Ulysses dos quadrinhos. Quase infilmável. Talvez fosse melhor deixá-lo como quadrinhos apenas...

Mas, tudo é possível. O trailer é uma compilação de imagens que reproduzem com exatidão diversos trechos importantes da estória, como a morte do Comediante (isso só é spoiler para quem não faz a menor idéia do que estou falando) e a contrução do palácio de cristal em Marte pelo Dr. Manhattan. De fundo, temos uma música do Smashing Pumpkins, a mesma que foi apresentada ao mundo por meio do filme Batman and Robin, uma das obras cinematográficas mais execráveis da face da Terra. Isso Snyder fez de propósito pois faz sentido para a crítica de Watchmen aos super-heróis. Para quem gosta de Watchmen, o trailer é muito bom. No entanto, qualquer pessoa que não tenha lido a HQ não entenderá absolutamente nada do trailer e essa alienação pode forçar o diretor a alterar tanto a estória para agradar uma platéia alheia ao fato de que é um filme baseado em uma graphic novel, que tudo perderá o sentido. O filme arrisca se tornar um filmeco hollywoodiano.

Espero que não. Torço muito para que não.

De toda forma, estarei lá, na porta do cinema, no dia que estrear no Brasil, para o bem ou para o mal.

Um comentário:

  1. Tou a ler o teu blog aos poucos desde do inicio e por isso não sabia que tinhas visto batman DK antes de Watchmen.

    Viajar no tempo é dificil.

    ResponderExcluir

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."