quinta-feira, 19 de abril de 2012

Especial American Pie: American Pie (American Pie - A Primeira Vez é Inesquecível)

Eu menti. No último post disse que o próximo seria sobre Game of Thrones mas eu lembrei que amanhã será a estreia de American Pie: O Reencontro, o quarto filme da série (eu ignoro a existência dos vários filmes feitos direto para vídeo, sem o elenco principal). Assim, eu e minha esposa resolvemos relembrar o já longínquo ano de 1999 e revimos o primeiro filme da série. E não só isso. Foi tão divertido que emendamos direto no segundo filme, que será alvo do próximo post.


American Pie é uma comédia em estilo escrachado (como o primeiro Se Beber Não Case) que depende daquele tipo de humor cru, com palavrões e escatologia para arrancar risadas da platéia. Mas o filme funciona que é uma maravilha, mesmo passados 13 anos de seu lançamento. Eu e minha esposa rimos tanto agora como rimos no cinema em 1999. Talvez sejamos bobos mas é muito divertido desopilar o fígado dessa maneira.

Tudo começa quando quatro adolescentes virgens fazem um pacto de que não sairão da escola para ir para a faculdade sem perderem a virgindade. Mas com sexo consensual não pago. Cada um, então traça a sua estratégia. O atrapalhado Jim (Jason Biggs) tenta vencer sua timidez extrema, aproveitando todas as oportunidades que aparecem. Oz (Chris Klein), depois de tomar um fora de uma namorada mais velha que o vê como insensível, decide usar uma estratégia para mostrar seu lado delicado para as mulheres. Kevin (Thomas Ian Nicholas), o idealizador do pacto, tenta chegar às vias de fato com sua namorada Vicky (Tara Reid). O sofisticado Finch (Eddie Kaye Thomas), por sua vez, cria um intrincado plano para melhorar sua percepção por parte das mulheres da escola. Fora do "pacto", mas integral à simples trama, há o completamente desbocado e inoportuno Steven Stifler (Seann William Scott), talvez o mais engraçado personagem do filme, junto com o pai de Jim (Eugene Levy).

O resultado disso tudo são cenas antológicas, como (1) a cerveja "batizada" de Stifler, (2) toda a cena de "sexo" entre Jim e a bela estudante de intercâmbio Nadia (Shannon Elizabeth), (3) os diálogos entre Jim e Michelle (Alyson Hannigan) sobre o acampamento que ela frequenta, (4) o pai de Jim tentando explicar para o filho os "fatos da vida", (5) o presente que Stifler dá para Finch, que tem nojo de ir ao banheiro na escola e, claro, (5) a mãe de Stifler (Jennifer Coolidge), que colocou a expressão MILF no vernáculo popular.

Se você gosta de filmes desse tipo, as gargalhadas são garantidas. Quem prefere uma comédia mais para o lado sofisticado, é bom nem tentar assistir a esse filme.

American Pie é, talvez, a mais sincera releitura das clássicas comédias desse naipe dos anos 80, como Porky's, A Vingança dos Nerds e A Última Festa de Solteiro. Uma espécie de atualização para os anos 90 e 2000 de clássicos da bobagem juvenil que divertiram toda uma geração. Ajuda o fato de que as atuações e American Pie são muito convincentes, com especial destaque para Jason Biggs, Seann William Scott e Eugene Levy. Dá vontade de rir de cada um desses três mesmo que eles nada falem em determinada cena. Não são atuações para Oscar, claro, mas que são raras em filmes desse tipo. É engraçado como nenhum desses atores, porém, teve uma carreira realmente promissora fora do círculo restrito da série American Pie.

Em suma: se vocês querem besteirol e não se importam com um grau razoavelmente alto de piadas sujas, American Pie é uma grande pedida.

Mais sobre o filme: IMDB, Rotten Tomatoes, Box Office Mojo e Filmow.

Nota: 8,5 de 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensem antes de escrever para escreverem algo com um mínimo de inteligência. Quando vocês escrevem idiotices, eu apenas me divirto e lembro de Mark Twain, que sabiamente disse "Devemos ser gratos aos idiotas. Sem eles, o resto de nós não seria bem sucedido."